Saúde

Melhores smoothies não há!

A água não é a única solução para se hidratar nestes quentes dias de verão. Há outras formas deliciosas de fazer chegar a água ao organismo. Sem esforço e sem engordar.

É incontornável: a água é um componente essencial da vida, uma vez que entra em grande parte da nossa constituição. Por isso, “devemos garantir uma hidratação adequada e em todos os estádios do ciclo de vida”, lembra Renata Vicente, nutricionista Jumbo.

Sentimos sede e sabemos que precisamos beber água. Mas quais são exatamente as suas funções no organismo?

A água ajuda a regular a temperatura do corpo, participa em reações metabólicas, no funcionamento dos órgãos (funções vitais), no transporte de nutrientes e oxigénio, na eliminação de impurezas através da urina e, se os argumentos não o convencem, saiba que a água está também envolvida na manutenção de uma pele saudável.

Desidratado, eu?

“Perdemos água diariamente através da respiração, urina, fezes e transpiração, sendo que as perdas por esta última via se encontram mais acentuadas na época de calor”, continua Renata Vicente. A nutricionista avança que, para garantir um bom estado de hidratação “é importante ir bebendo água ao longo do dia (entre oito a 10 copos, ou seja, 1,5 – 2 litros), reforçar a sua ingestão em dias de muito calor e após a atividade física, bem como noutras situações, nomeadamente em episódios de febre, diarreia e vómitos”. Na época de maior calor, é essencial garantir um bom estado de hidratação para ajudar na regulação da temperatura corporal e por forma a compensar as perdas pelo suor.

Beber água: três dicas para se lembrar

Estabeleça metas a curto prazo e desenhe um plano de hidratação.

  1. Mantenha sempre uma garrafa de água consigo na secretária durante o dia de trabalho e determine que a vai beber até ao final do dia;
  2. Coloque lembretes no telemóvel;
  3. Defina alturas específicas para beber um copo de água, como no início da refeição, cada vez que tomar um café, quando se levanta da secretária, ou quando chega a casa.

Frutas e legumes hidratantes

Nem só com água se combate a desidratação. “Uma dieta variada e equilibrada com inclusão de fruta e hortícolas é também de extrema importância para garantir a reposição de minerais perdidos pelo suor, especialmente em praticantes de desporto”, lembra Renata Vicente. Além de serem ricos em fibra, vitaminas e minerais, possuem uma grande quantidade de água (em média desde 70 a 98%).

Coloque estas frutas na sua lista:

  • Melancia, melão e meloa
  • Nectarinas e pêssegos
  • Papaia
  • Ameixas
  • Ananás
  • Morangos
  • Abacate

E estes vegetais também:

  • Abóbora
  • Alface
  • Courgette
  • Aipo
  • Pepino
  • Rabanete
  • Cenoura
  • Beterraba

E faça com eles deliciosos smoothies, ou seja, sumos de fruta e vegetais. As conjugações possíveis são todas as que quiser. Consulte aqui quatro deliciosas receitas.

Outras formas de hidratação

Se não aprecia beber água na sua forma mais simples, pode aromatizá-la adicionando ervas aromáticas e especiarias (um pau de canela, hortelã…), pedaços de fruta (como os citrinos e morangos) ou hortícolas (como o pepino).

“Pode igualmente escolher beber chás, infusões e tisanas. Não só cumprem a função de hidratação como fornecem compostos fitoquímicos com propriedades benéficas para a saúde”, lembra a nutricionista.

Além dos chás e infusões ou dos batidos, sumos e smoothies de frutas naturais, pode igualmente consumir leite ou bebidas vegetais e iogurtes e gelatinas (também sem adição de açúcar). Todos estes exemplos ajudarão a hidratá-lo nos dias mais quentes. “Os mais gulosos poderão ainda fazer pops de gelado de fruta”, acrescenta ainda Renata Vicente.

E a sopa?

A sopa, além de ser um excelente veículo de fibra, vitaminas e minerais, é ainda outra ótima fonte de hidratação (contém cerca de 88 a 93% de água), pelo que é recomendado inclui-la diariamente nas duas refeições principais. Duas sopas por dia fornecem cerca de meio litro de água, contribuindo significativamente para a hidratação.

A nutricionista acrescenta ainda em jeito de conclusão, que “todos os métodos de hidratação mencionados devem ser preferidos em alternativa ao consumo de refrigerantes uma vez que estes fornecem uma elevada quantidade de açúcares simples”. Simples, não é? E delicioso.

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