Embora revelado antes de tempo de forma não oficial, a BMW manteve o programa previsto e apresentou ontem, no campo de golfe de Pebble Beach, nos EUA, o protótipo que dará origem à futura geração do roadster Z4. O qual, apesar de se tratar de um concept, “deixa uma ideia, uma ideia muito aproximada, daquilo que será o modelo de produção, a apresentar no próximo ano”, garantiu o responsável máximo pelo design da marca alemã, Adrian van Hooydonk.

O designer holandês, que hoje em dia é o principal responsável pelas formas dos modelos do Grupo BMW, não deixou de destacar o facto de, na sua opinião, “o carro se ter tornado muito mais dinâmico do que qualquer outro Z4 até ao momento”. Mercê, desde logo, de uma “expressão facial completamente nova”.

Já sobre o interior e o jogo de cores entre o preto que marca o lado do condutor e o laranja que domina a zona do passageiro, van Hooydonk diz ter sido a forma encontrada para enfatizar o facto de este ser um automóvel virado para a condução, com um “cockpit construído em redor do condutor, tanto na geometria, como em termos de cor”.

8 fotos

Apontado, a par do recente Série 8 Concept, como a primeira realização da linguagem estilística dos próximos modelos BMW, o Z4 Concept envereda, ainda segundo o mesmo responsável, pela “simplicidade das linhas”, depois de anos seguidos em que os carros do fabricante foram somando linhas e vincos. A partir de agora, “a linguagem de design passará a ser mais limpa, mais precisa”, até porque, salienta, tal não impede a continuação da criação de modelos arrebatadores.

Adrian van Hooydonk também realça o facto de, ao contrário do que acontecia anteriormente, quando toda e qualquer alteração em termos de design levava anos a passar para os veículos de produção, os designers estarem hoje apostados em aplicar, o mais rapidamente possível, as novas tendências, nos veículos de produção. Opção que, admite este responsável, leva a que o Z4 Concept agora apresentado não seja muito diferente daquilo que é possível esperar da versão de produção, que chegará aos concessionários ainda em 2018. Levando igualmente a que, adianta van Hooydonk, a BMW esteja já preparar a apresentação de mais novidades, além dos já conhecidos protótipos Z4 e Série 8, para os próximos salões de Frankfurt, Los Angeles e Detroit.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR