Modelo de entrada na gama da sueca Volvo, o V40 está a comemorar um importante marco na sua existência, com mais de meio milhão de unidades vendidas em todo o mundo, desde que iniciou comercialização, há menos de cinco anos atrás, em 2012.

Modelo destinado ao mais importante segmento do mercado automóvel europeu, o dos familiares compactos, o V40 representa, actualmente, para a marca sueca, cerca de 100 mil carros transaccionados por ano em todo o mundo, assumindo-se assim como um digno sucessor dos modelos S40 e V50, que o antecederam.

V40 Cross Country

Ainda em termos de números, destaque para aquele que foi o melhor ano até ao momento desta proposta, 2014, no qual foram comercializadas 110.864 unidades. Seguindo-se, em segundo lugar, o ano imediatamente a seguir, que terminou com mais 106.631 carros entregues a clientes, logo seguido de 2016, ano em que a Volvo vendeu mais 101.380 viaturas. Já este ano, o modelo V40 vendeu, até ao momento, um total de 56.505 carros.

Para a filial portuguesa da marca sueca, o V40 representa, actualmente, cerca de 50% das suas vendas totais. Está disponível em Portugal nas variantes V40 e V40 Cross Country e com cinco motorizações (três diesel e duas a gasolina).