Numa procura constante pela Inovação, a Porsche acaba de anunciar, exclusivamente para o 911 Turbo S Exclusive Series, um novo tipo de jantes desportivas, mais leves, mas também mais fortes, fabricadas em fibra de carbono entrançada. Tornando-se assim, e segundo defende a própria marca, no primeiro construtor automóvel a conseguir tal proeza.

Cativantes no aspecto, como de resto tanto as imagens como o vídeo de promoção deixam antever, esta novas jantes são totalmente manufacturadas numa liga de polímeros reforçados por fibra de carbono, que não só garante uma redução de cerca de 20% no peso face às soluções em liga leve, como 20% mais de resistência.

“Perfeitamente optimizadas”, segundo o fabricante alemão, as novas jantes oferecem a vantagem de reduzir a massa não suspensa, o que é fundamental para melhorar o desempenho das suspensões, sendo ainda capazes de absorver de forma mais eficaz as forças longitudinais e laterais. Estas jantes garantem ainda, graças ao menor peso envolvido na rotação, “maior espontaneidade tanto na aceleração, como na travagem”, resultando assim num maior prazer de condução, tudo fruto da menor inércia devido à massa mais reduzida.

Resultado de um processo de produção complexo, o qual envolve o corte e conjugação de mais de 200 componentes individuais, a Porsche utiliza no fabrico destas peças a maior máquina do mundo para entrançamento de fibra de carbono, com um diâmetro de aproximadamente nove metros. Uma vez entrançada, a fibra é depois moldada e impregnada em resina, antes de ser cozida a alta pressão e temperatura em autoclave, com o processo a terminar com uma demorada acção de arrefecimento.

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Os responsáveis da Porsche asseguram que são o primeiro fabricante automóvel de produção em massa no mundo a utilizar este novo processo de fabrico extremamente complexo de fibra de carbono entrançada, que garante “vantagens substanciais face ao anterior método de fabrico de fibra de carbono”, em que se utiliza um tecido produzido em fibra de carbono, em vez das inovadoras tranças. Esta solução não só torna a estrutura material do carbono “consideravelmente” mais densa e compacta, como também resulta em menos desperdício. Ainda assim, recorda o fabricante, são utilizados 18 km de fio de carbono no fabrico de cada jante, o equivalente a 8 m2.

O próprio processo de pintura das novas jantes é bastante invulgar, com as rodas a serem inicialmente pintadas num dourado específico, seguindo-se a aplicação de uma segunda camada de pintura, de cor preta. Sendo que, a partir daí, a Porsche recorre a uma máquina laser que, configurada num determinado nível de intensidade, queima parcialmente a camada de tinta preta, permitindo ao dourado voltar a estar à mostra em pontos específicos, o que resulta num contraste único.

Disponíveis apenas a partir do próximo ano e somente para o modelo 911 Turbo S Exclusive Series – e como opcional –, as novas jantes deverão ser propostas, na Alemanha, por um preço de venda ao público de 15.232€. As quatro, felizmente!

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