Evento tradicionalmente integrado na Semana do Automóvel de Monterey, nos EUA, o Monterey Auction, ou Leilão de Monterey, decorreu, este ano, com os olhos da grande maioria dos participantes e coleccionadores postos num modelo muito especial: um Aston Martin DB4GT, espécie de protótipo do qual foi construída apenas uma unidade e que, depois de já ter passado pela garagem do actor britânico Rowan Atkinson, o conhecido “Mr. Bean”, tem agora novo dono. Mas que, para o ter, teve de pagar uma pequena “loucura”: quase 5,7 milhões de euros.

Apesar da impressionante cifra pela qual o DB4GT foi arrematado, e que resultou de um lance feito por telefone por um licitante particular, que preferiu manter o anonimato, a verdade é que as expectativas da RM Sotheby’s eram mais altas. Tendo previsto, inclusivamente, que o modelo poderia valer 8 milhões de dólares (6,8 milhões de euros).

Desenhado pelo então engenheiro-chefe da Aston Martin, Harold Beach, e o responsável na altura pelo departamento de engenharia da divisão de competição, Ted Cutting, o DB4GT foi dado a conhecer em Março de 1959, já depois da apresentação do primeiro DB4 no Salão de Paris. Diferenciando-se, face ao modelo que lhe servia de base, por ostentar menos 12,7 cm no comprimento, além de uma distância entre eixos mais curta, de apenas 2,362 m, contra os 2,489 m do modelo original.

Apresentado como um divertido e económico GT, este DB4 muito especial, que chegou a ser conhecido como o DB199, contava, debaixo do capot, com um seis cilindros em linha 3,7 litros, a debitar 283 cv de potência. O que não só lhe permitiu apresentar-se como o desportivo britânico mais rápido da altura, como também se saldou numa vitória, em Silverstone, conduzido pelo famoso piloto britânico Sir Stirling Moss.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo da sua existência, não faltaram êxitos desportivos para atestar da competência deste DB4GT, nomeadamente, em circuitos como Le Mans e com pilotos como John Wyer ao volante. Período a que se seguiu uma experiência totalmente diferente, como veículo de imprensa.

Entretanto, em 1961, foi colocado pela primeira vez à venda, experiência que voltaria a conhecer em 1965, mudando, a partir daí, várias vezes de mãos. Até que, com a chegada do ano de 1989, foi submetido à sua primeira restauração, acabando por vencer, nesse mesmo ano, o Concurso de Elegância de Pebble Beach.

Consagrado também pela sua beleza, o DB4GT viveu, a partir daí, uma existência bem mais calma, tendo tido apenas dois donos. O primeiro dos quais, o já referido actor Rowan Atkinson.