Rádio Observador

Aston Martin

Leiloeira esperava mais. DB4GT de Mr. Bean vendido por 5,7 milhões

Lançado como o desportivo britânico mais rápido de sempre, o único Aston Martin DB4GT produzido foi a leilão, nos EUA. O novo dono pagou por ele 5,7 milhões de euros - menos do que a leiloeira previa.

Autor
  • Francisco António

Evento tradicionalmente integrado na Semana do Automóvel de Monterey, nos EUA, o Monterey Auction, ou Leilão de Monterey, decorreu, este ano, com os olhos da grande maioria dos participantes e coleccionadores postos num modelo muito especial: um Aston Martin DB4GT, espécie de protótipo do qual foi construída apenas uma unidade e que, depois de já ter passado pela garagem do actor britânico Rowan Atkinson, o conhecido “Mr. Bean”, tem agora novo dono. Mas que, para o ter, teve de pagar uma pequena “loucura”: quase 5,7 milhões de euros.

Apesar da impressionante cifra pela qual o DB4GT foi arrematado, e que resultou de um lance feito por telefone por um licitante particular, que preferiu manter o anonimato, a verdade é que as expectativas da RM Sotheby’s eram mais altas. Tendo previsto, inclusivamente, que o modelo poderia valer 8 milhões de dólares (6,8 milhões de euros).

Desenhado pelo então engenheiro-chefe da Aston Martin, Harold Beach, e o responsável na altura pelo departamento de engenharia da divisão de competição, Ted Cutting, o DB4GT foi dado a conhecer em Março de 1959, já depois da apresentação do primeiro DB4 no Salão de Paris. Diferenciando-se, face ao modelo que lhe servia de base, por ostentar menos 12,7 cm no comprimento, além de uma distância entre eixos mais curta, de apenas 2,362 m, contra os 2,489 m do modelo original.

Apresentado como um divertido e económico GT, este DB4 muito especial, que chegou a ser conhecido como o DB199, contava, debaixo do capot, com um seis cilindros em linha 3,7 litros, a debitar 283 cv de potência. O que não só lhe permitiu apresentar-se como o desportivo britânico mais rápido da altura, como também se saldou numa vitória, em Silverstone, conduzido pelo famoso piloto britânico Sir Stirling Moss.

Ao longo da sua existência, não faltaram êxitos desportivos para atestar da competência deste DB4GT, nomeadamente, em circuitos como Le Mans e com pilotos como John Wyer ao volante. Período a que se seguiu uma experiência totalmente diferente, como veículo de imprensa.

Entretanto, em 1961, foi colocado pela primeira vez à venda, experiência que voltaria a conhecer em 1965, mudando, a partir daí, várias vezes de mãos. Até que, com a chegada do ano de 1989, foi submetido à sua primeira restauração, acabando por vencer, nesse mesmo ano, o Concurso de Elegância de Pebble Beach.

Consagrado também pela sua beleza, o DB4GT viveu, a partir daí, uma existência bem mais calma, tendo tido apenas dois donos. O primeiro dos quais, o já referido actor Rowan Atkinson.

Recomendador: descubra o seu carro ideal

Não percebe nada de carros, ou quer alargar os horizontes? Com uma mão-cheia de perguntas simples, ajudamo-lo a encontrar o seu carro novo ideal.

Recomendador: descubra o seu carro idealExperimentar agora
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)