O currículo anónimo já começou a ser adotado pelas empresas de alguns países. Trata-se de um currículo onde se omitem alguns detalhes pessoais como a idade, o sexo ou etnia. Dizem os defensores deste tipo de currículo que se trata de uma maneira de se certificar que um candidato é escolhido exclusivamente pelas suas competências e para que não haja oportunidade de se ser discriminado.

A reportagem do El Mundo recupera que, a 20 de julho, o Ministério da Saúde, dos Serviços Sociais e da Igualdade de Espanha ativou um protocolo onde submeteu 78 empresas e organizações a recrutar pessoal através do currículo anónimo. Para a ministra, este tipo de recrutamento pode impedir “atitudes discriminatórias” para quem concorre a um lugar numa empresa.

Ainda assim, fonte do sindicato dos trabalhadores do país contou a esse jornal que a medida pode ser vantajosa inicialmente – ao permitir o acesso igual a uma entrevista – mas que essa vantagem se fica por aí. “Não é uma medida contra a discriminação, não é garantia de igualdade de oportunidades ao acesso ao emprego nem durante a carreira laboral”, afirma fonte sindical ao El Mundo.

Por outro lado, uma porta-voz da empresa de recrutamento Randstad, considera que essa medida pode alterar “as atitudes de quem contrata” e “promover uma maior consciencialização social pela igualdade de oportunidades”, mas acredita que por si só “não é suficiente para garantir a igualdade de oportunidades”, tal como não será suficiente para acabar com a discriminação num posto de trabalho.

Ouvida pelo El Mundo, a empresa de recrutamento PageGroup defende que este tipo de currículo transmite “mais objetividade no processo de seleção”, já que não dá aso a que se tirem considerações a priori (antes de tempo) e já que permite todos os candidatos passarem por um processo de seleção com as mesmas oportunidades.

As empresas e entidades ouvidas pelo jornal apelam ainda assim a mais medidas, de forma a garantir “transparência” no processo de seleção de um candidato, como o envio de vídeos de pessoas a descreverem determinado candidato ou o envio de um caso prático do candidato para uma empresa, por exemplo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR