Quatro filmes portugueses foram selecionados para a competição do Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, marcado para setembro e outubro no Brasil, revelou a organização.

A 19.ª edição, que começa a 28 de setembro naquela cidade, terá os filmes “Nyo Vweta Nafta”, de Ico Costa, “Pedro”, de André Santos e Marco Leão, e “The Hunchback”, de Gabriel Abrantes e Ben Rivers, na competição internacional. “Nyo Vweta Nafta”, que o realizador português Ico Costa rodou em Moçambique, chega ao Brasil depois de ter sido distinguido no Festival Internacional do Documentário Cinéma du Réel, em França.

“Pedro”, nova curta conjunta de André Santos e Marco Leão, integrou este ano o festival de Sundance, nos Estados Unidos. Baseado numa das histórias de “As mil e uma noites”, “The Hunchback” foi apresentado por Gabriel Abrantes e Ben Rivers na primavera no IndieLisboa.Na secção “Atravessamentos” do festival de Belo Horizonte estará “Altas Cidades de Ossadas”, de João Salaviza e protagonizado pelo rapper Karlon. O festival é organizado pela Fundação Clóvis Salgado.

No ano passado, o prémio de melhor curta-metragem da competição internacional foi atribuído a “Balada de um batráquio”, de Leonor Teles.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR