Em apenas sete dias, entre 15 e 21 de agosto, deflagraram 1.276 incêndios em Portugal, sendo que os distritos com o maior número de ocorrências foram Porto, Braga e Aveiro, afirma Rui Esteves, Comandante Nacional da Proteção Civil.

No balanço feito ao final da manhã desta terça-feira em Carnaxide, Rui Esteves indicou que existem cinco incêndios em curso- todos em resolução -, nas localidades de Porto de Mós, Melgaço, Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro. No terreno estão 769 operacionais, acompanhados por 242 veículos e quatro meios aéreos.

Santarém, Castelo Branco e Portalegre foram os distritos mais afetados, sendo que os distritos com maior número de ocorrências foram Porto (335), Braga (132) e Aveiro (128). Cerca de 37% das ocorrências “tiveram lugar no período noturno”, acrescenta o comandante nacional.

Durante este período foram assistidas 31 pessoas, entre os quais 24 bombeiros, 2 agentes da GNR e 15 civis. Em termos de feridos, existem 60 ligeiros, dois em estados grave e, a lamentar, a morte de um piloto num acidente de helicóptero.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As forças de segurança detiveram este ano 102 pessoas suspeitas do crime de incêndio florestal, quase o dobro do número registado (53) em 2016.

Desde 1 de janeiro de 2017, reforçou, arderam 166 mil hectares, com 2017 a marcar lugar como o “ano mais severo dos últimos 15 anos”.

Castro Daire. Piloto morre em queda de helicóptero de combate às chamas