Incêndios

O ano de 2017 foi o “mais severo dos últimos 15 anos”, garante comandante da Proteção Civil

224

De 15 a 21 de agosto deflagraram 1276 incêndios em Portugal, sendo que os distritos com o maior número de ocorrências foram Porto, Braga e Aveiro, afirma o Comandante Nacional da Proteção Civil.

Cerca de 37% das ocorrências "tiveram lugar no período noturno", disse Rui Esteves no briefing desta manhã em Carnaxide

LUSA

Em apenas sete dias, entre 15 e 21 de agosto, deflagraram 1.276 incêndios em Portugal, sendo que os distritos com o maior número de ocorrências foram Porto, Braga e Aveiro, afirma Rui Esteves, Comandante Nacional da Proteção Civil.

No balanço feito ao final da manhã desta terça-feira em Carnaxide, Rui Esteves indicou que existem cinco incêndios em curso- todos em resolução -, nas localidades de Porto de Mós, Melgaço, Cabeceiras de Basto e Terras de Bouro. No terreno estão 769 operacionais, acompanhados por 242 veículos e quatro meios aéreos.

Santarém, Castelo Branco e Portalegre foram os distritos mais afetados, sendo que os distritos com maior número de ocorrências foram Porto (335), Braga (132) e Aveiro (128). Cerca de 37% das ocorrências “tiveram lugar no período noturno”, acrescenta o comandante nacional.

Durante este período foram assistidas 31 pessoas, entre os quais 24 bombeiros, 2 agentes da GNR e 15 civis. Em termos de feridos, existem 60 ligeiros, dois em estados grave e, a lamentar, a morte de um piloto num acidente de helicóptero.

As forças de segurança detiveram este ano 102 pessoas suspeitas do crime de incêndio florestal, quase o dobro do número registado (53) em 2016.

Desde 1 de janeiro de 2017, reforçou, arderam 166 mil hectares, com 2017 a marcar lugar como o “ano mais severo dos últimos 15 anos”.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: [email protected]
Transportes Aéreos

O “Big Brother” do ar

Helder Cruz Pombo

A proposta de Lei n.º 137/XIII vem determinar a obrigação das transportadoras aéreas transmitirem ao Estado os dados relativos a cerca de 20 itens do registo pessoal dos seus passageiros.

Televisão

África sempre

Gonçalo Reis

Este canal é um conceito próprio da RTP, sem paralelo no panorama internacional, oportunamente estabelecido no final dos anos noventa, quando ainda era possível lançar projetos desta envergadura.

Estados Unidos da América

O fim do trumpismo /premium

Paulo de Almeida Sande

Em Novembro não há apenas eleições para o Congresso dos EUA, está também em jogo o planeta, a escolha entre a cooperação frutífera e pacífica e um encarniçado nacionalismo, nativista e proteccionista.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)