A edição deste ano do festival Entremuralhas leva ao Castelo de Leiria, a partir desta quinta-feira até sábado, 16 nomes da música independente mundial, do industrial ao fado. A oitava edição do festival leva 16 bandas de dez nacionalidades aos três palcos instalados no monumento, apesar de se ter tornado “num desafio para a própria organização”, como admitiu esta semana à Lusa Carlos Matos, da associação Fade In.

A morte de Peter Principle levou ao cancelamento do concerto de Tuxedoomon, que foram substituídos por Atari Teenage Riot, enquanto problemas de saúde dos mentores dos germânico-britânicos Twa Corbies e dos ingleses Darkher resultaram em mais dois cancelamentos. Para estas duas vagas entraram o italiano Simone Salvatori, “mentor e vocalista dos Spiritual Front”, e Paulo Bragança, um artista por quem a organização nutre “uma enorme admiração”.

Assim, apesar dos contratempos de última hora, a organização do Entremuralhas destaca “a excelência do cartaz”, que inclui várias estreias, como “a dos míticos canadianos Front Line Assembly, do cada vez mais emergente projeto gaulês Perturbator e da sueca Nicole Sabouné”.

Descrito inicialmente como gótico, o festival tem diversificado a oferta a diversos estilos musicais. Este ano chega ao fado, concretizando um sonho antigo da organização, através do convite a Paulo Bragança, que em 2017 regressa aos palcos nacionais depois de vários anos na Irlanda. O festival Entremuralhas convida 16 bandas, nove das quais atuam primeira vez em Portugal.

Ramos Dual (Espanha), Bestial Mouths (Estados Unidos da América), Position Parallèle (França) e Pop Dell`Arte (Portugal) são os concertos agendados para esta quinta-feira. Simone Salvatori (Itália), Perturbator (França), Vox Low (França), In The Nursery (Inglaterra), Bärlin (França) e Dear Deer (França) sobem aos palcos do festival no dia seguinte.

No último dia do Entremuralhas, sábado, há concertos de Front Line Assembly (Canadá), Nicole Sabouné (Suécia), Atari Teenage Riot (Alemanha), Paulo Bragança (Portugal), Selofan (Grécia) e Àrnica (Espanha).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR