Acaba por ser quase uma contradição, mas na temporada que marcou a descida no ranking europeu de clube, Portugal contou com três representantes nacionais no sorteio da Liga dos Campeões, um valor apenas superado por Inglaterra (cinco) e Espanha (quatro). No entanto, as sortes ou azares de Benfica, FC Porto e Sporting eram distintas pela distribuição de potes, com os encarnados no 1 (reservado apenas aos campeões nacionais), os azuis e brancos no 2 e os verde e brancos no 4 (o último). Daí que, de forma natural, se prevejam dificuldades distintas no objetivo de passar esta fase de grupos para os oitavos-de-final.

Em resumo, e como seria expectável, o Sporting terá a tarefa mais complicada, defrontando Juventus, Barcelona e Olympiakos. Já o Benfica (Manchester United, Basileia e CSKA Moscovo) e o FC Porto (Mónaco, Besiktas e RB Leipzig), não tendo grupos fáceis, mereceram uma espécie de “semi brinde” tendo em conta outros emparelhamentos como os dos grupos B, C ou H, os mais fortes em termos teóricos na fase de grupos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os oito grupos da Liga dos Campeões ficaram assim organizados:

Grupo A: Benfica (Portugal), Manchester United (Inglaterra), Basileia (Suíça) e CSKA Moscovo (Rússia)

Grupo B: Bayern Munique (Alemanha), PSG (França), Anderlecht (Bélgica) e Celtic (Escócia)

Grupo C: Chelsea (Inglaterra), Atl. Madrid (Espanha), Roma (Itália) e Qarabag (Azerbaijão)

Grupo D: Juventus (Itália), Barcelona (Espanha), Olympiacos (Grécia) e Sporting (Portugal)

Grupo E: Spartak Moscovo (Rússia), Sevilha (Espanha), Liverpool (Inglaterra) e Maribor (Eslovénia)

Grupo F: Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Manchester City (Inglaterra), Nápoles (Itália) e Feyenoord (Holanda)

Grupo G: Mónaco (França), FC Porto (Portugal), Besiktas (Turquia) e RB Leipzig (Alemanha)

Grupo H: Real Madrid (Espanha), Borussia Dortmund (Alemanha), Tottenham (Inglaterra) e Apoel (Chipre)

E num sorteio com tantos reencontros com jogadores portugueses ou que passaram pela Primeira Liga nas últimas temporadas, só faltava a cereja no topo do bolo para Portugal: Cristiano Ronaldo, que estava nomeado com Buffon (Juventus) e Messi (Barcelona), foi considerado o melhor jogador da UEFA de 2016/17. “Estou muito contente por ganhar de novo este prémio, que quero dedicar aos meus companheiros de equipa e aos meus companheiros da Seleção, que também me ajudam. Dedico também a todos os fãs do Real Madrid e a todos os que me ajudam”, referiu o internacional português.

A cerimónia começou com uma sentida homenagem a Francesco Totti, que terminou na última temporada uma carreira de mais de 20 anos por Itália e pelo seu clube de sempre, a Roma. “Tenho de agradecer o prémio, que é muito importante. Estou muito orgulhoso e realizei o meu sonho”, destacou o eterno número 10, que ficou depois para o sorteio com o também ex-avançado ucraniano Andrei Shevchenko.

Depois, foram sendo entregues os prémios relativos à derradeira temporada da Champions: Buffon (Juventus) foi eleito o melhor guarda-redes da UEFA, Sergio Ramos (Real Madrid) ganhou o prémio de melhor defesa, Modric (Real Madrid) foi considerado o melhor médio e Ronaldo (Real Madrid) venceu o troféu de melhor avançado.