Pelo menos 16 pessoas morreram esta sexta-feira no sul da Rússia quando um autocarro que transportava trabalhadores caiu no mar Negro, informaram fontes oficiais. O autocarro transportava trabalhadores para as obras de construção de um cais de uma petrolífera na costa do mar Negro, não muito longe da Crimeia, disse a comissão de inquérito. Várias petrolíferas estão a fazer prospeção de petróleo ao largo da costa russa no mar Negro.

Informações sobre o número de pessoas que se encontravam no autocarro foram mudando ao longo das últimas horas, tendo o Ministério das Situações de Emergência dito, na última informação, que eram 41 os trabalhadores: 16 que morreram, 24 que foram salvos e um homem que está desaparecido. Oito pessoas foram hospitalizadas, cinco das quais em estado grave, disseram fontes dos serviços de emergência. Os inspetores não adiantaram por que motivo o autocarro caiu do cais, mas fontes locais falam numa falha nos travões.

A agência noticiosa Tass, citada pela Associated Press, diz que a autarquia de Temryuk disse que o autocarro andou quase 400 metros no cais antes de os travões falharem. “Todas as versões possíveis do acidente estão a ser examinadas, incluindo uma possível violação das regras de circulação pelo condutor ou uma falha técnica“, disse a comissão de inquérito, citada pela agência France-Presse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR