Os espanhóis encheram este sábado as ruas da cidade de Barcelona para fazerem uma demonstração de força e de união. Sob o lema “não temos medo” (“no tinc por”, em catalão), desfilaram pelas ruas da capital da Catalunha cerca de 500 mil pessoas, segundo as estimativas das autoridades locais.

A manifestação pacífica acabou por ser marcada, ainda assim, por momento de alguma tensão e por críticas à política conduzida pelo Governo de Mariano Rajoy. Entre a multidão, eram visíveis vários cartazes onde se podia ler o lema “o único caminho é a paz” e denúncias sobre a política de venda de armas do Executivo espanhol. “Mariano [Rajoy], queremos paz, não vender armas” e “As vossas políticas, os nossos mortos”, eram algumas das palavras de ordem exibidas, como conta o El País.

O Rei Filipe VI fez questão de estar presente, numa iniciativa inédita para um monarca espanhol, acabou por ser outro dos visados, tem sido alvo de alguns assobios e vaias. O autarca de Barcelona chegou a mesmo intervir, pedindo aos participantes que valorizassem o apelo à paz.

No final da manifestação, a atriz Rosa Maria Sardà e a porta-voz da Fundação Ibn Battuta, Míriam Hatibi, leram um manifesto, escrito em castelhano e catalão, onde reiteravam a mensagem que os espanhóis queriam transmitir ao mundo: “Não temos medo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os que hoje estamos aqui viemos para gritar bem alto e a uma só voz: Não tenho medo. Não têm medo de expressar [a sua] dor pelas vítimas, pêsames e solidariedade com as famílias, amigos e todas as pessoas afetadas por este ato tão cobarde Não temos medo de condenar estes crimes que só pretendem provocar o terror através da morte e da devastação para tentar romper o nosso modelo de convivência. Não conseguirão dividir-nos porque não estamos sozinhos. Somos muitos milhões de pessoas que condenam a violência e defendem a convivência em Manchester e em Nairobi, em Paris ou Bagdade, em Bruxelas e Nova Iorque, em Berlim ou Cabul”, constava no manifesto.

A manifestação foi secundada por concentrações noutras cidades, como Madrid, Valência, Alicante, Castelló e Vigo, com o mesmo lema e em homenagem às 15 vítimas mortais e aos 100 feridos dos atentados em Barcelona.

Marcha em Barcelona. Meio milhão mostrou que não tem medo, mas houve assobios a Filipe VI e a Rajoy