Dark Mode 165kWh poupados com o Asset 1
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Furacão Harvey. Habitantes do Texas aconselhados a escreverem nome nos braços

Os habitantes do Texas foram aconselhados a escrever nos braços os nomes e números de segurança social, para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas.

i

AFP/Getty Images

AFP/Getty Images

Os habitantes do Texas foram aconselhados a escrever nos braços os nomes e números de segurança social, para o caso de ser necessária a identificação de possíveis vítimas. A medida, recomendada pelo presidente da câmara da cidade de Rockport, Patrick Rios, aplica-se aos residentes que escolhem não evacuar o estado do Texas durante o furacão Harvey.

Num comunicado feito a uma estação televisiva americana, Rios afirmou que “se alguém vive numa região onde a evacuação é obrigatória, então é importante que o faça e que não se coloque em perigo”. Contudo, para aqueles que decidirem permanecer nas suas casas, pediu que “fizessem todos os preparativos para que sejam encontrados, em situações de ferimentos graves, perda de consciência ou mesmo morte”.

O chefe dos bombeiros confirmou há dias que já não havia forma de comunicar via internet e que o uso de telemóveis tornou-se mais difícil, devido à quebra da luz. Oficiais no terreno disseram ao USA Today que o teto de um lar de idosos colapsou e que noutros incidentes foram já contabilizados 10 feridos.

A estação televisiva Univision informou que a cidade de Rockport é a mais afetada até agora pelo furação. Existem relatos de “estruturas destruídas” e edifícios que colapsaram “com pessoas presas no interior”, apesar de ainda não se saber a dimensão exata dos danos.

Em várias zonas de Texas, especialmente na cidade Houston, foram avistados vários jacarés que foram deslocados devido às cheias.

O Harvey chegou aos Estados Unidos às 23h locais, na passada sexta-feira, atingindo primeiro as localidades de Port Aransas e Port O’Connor, com ventos de 209 quilómetros/hora. É tratada como a tempestade mais violenta a atingir o território continental norte-americano em mais de uma década.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, já decretou o estado de catástrofe natural no estado de Texas, salientando, também, a urgência da ajuda por parte do Governo.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.