André Ventura, candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, não ficou indiferente aos avanços e recuos da socialista Sónia Paixão, que em menos de 24 horas admitiu e depois recusou uma eventual coligação com os sociais-democratas. Numa nota enviada às redações, Ventura admitiu entregar o pelouro da Ação Social à candidata do PS se a socialista “assumir publicamente que não quer colocar toda a família a trabalhar na Câmara Municipal” e “louvar o nosso propósito de acabar com a impunidade no concelho”.

“Se a candidata do Partido Socialista a Loures assumir publicamente que não quer colocar toda a família a trabalhar na Câmara Municipal – como aconteceu durante a governação socialista do município — e louvar o nosso propósito de acabar com a impunidade no concelho –, então eu não fujo às palavras: ser-lhe-á atribuído o pelouro da Ação Social durante a minha presidência”, garante os social-demcorata.

Como explicava aqui o Observador, em apenas 18 horas, a candidata do PS a Loures recuou em quase tudo o que disse numa conversa mantida com Observador na tarde de quinta-feira. Na sexta-feira, Sónia Paixão deu uma conferência de imprensa às 15h onde confirmou ter dito que André Ventura “podia dar um bom vereador”, mas alegou depois que se tratava apenas de uma “ironia”. Detalhe: a socialista fê-lo menos de um dia depois de ter escrito um “esclarecimento” no Facebook que foi divulgado por dirigentes do PS como sendo um “desmentido” daquelas palavras.

Além disso, e depois de ter admitido ao Observador que, se ganhasse a autarquia, poderia fazer um acordo com a CDU (além do PSD), a socialista veio depois afastar “qualquer coligação” — mesmo com os comunistas — e deixou claro que pretende “governar sozinha”. Tudo contraria o que tinha dito um dia antes.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sónia Paixão. A candidata do PS a Loures que se desmente a si mesma

Ora, na resposta, André Ventura lembrou a Sónia Paixão que “a ironia é uma arte fina e não está ao alcance de todos”, atirando qualquer discussão sobre coligações para o período pós-eleitoral. “Sempre com sentido de responsabilidade, como fez há quatro anos”, sublinhou o candidato do PSD a Loures.

Ainda assim, o social-democrata acredita que as palavras de Sónia Paixão escondem as verdadeiras intenções dos socialistas. “O que Sónia Paixão sugeriu ontem é uma nova geringonça. Estamos habituados a estas piruetas entre os responsáveis do PS. Desde que cheire a poder serve qualquer coisa, faça-se a geringonça que se fizer”, sugeriu André Ventura.