Dado a conhecer em 2008 e submetido a um facelift há cerca de três anos, o Volkswagen Scirocco, coupé desportivo de duas portas produzido em Portugal, mas que os anos têm feito quase eclipsar-se do portefólio da marca alemã, tem continuidade assegurada: vai render-se à mobilidade eléctrica e oferecer potências até 300 cv.

Até aqui proposto apenas com motores de combustão, a gasolina e a gasóleo, o Scirocco vai ser revolucionado na sua segunda geração, abandonando os combustíveis fósseis para se entregar exclusivamente à electricidade. Quem o antecipa é o director de Pesquisa e Desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch.

Em declarações à Auto Express, este responsável adianta que, tal como o futuro hatchback 100% eléctrico I.D, também o Scirocco vai ter por base a nova plataforma desenhada especificamente para veículos eléctricos, a MEB. Mas a estética e a filosofia manter-se-ão fiéis ao posicionamento do modelo, concebido como um coupé desportivo de duas portas, pensado essencialmente para o divertimento na condução.

“Para mim, o Scirocco só pode ser um coupé desportivo de duas portas“, afirmou Frank Welsch. “Ainda não temos muito claro como desenvolveremos um carro deste tipo. Podemos mesmo vir a criar, de base, um concept atraente, a partir da nossa plataforma eléctrica”, acrescenta. Ressaltando que, neste momento, estão a ser equacionadas todas as opções que resultem num “pequeno coupé” com uma grande componente emocional.

“A Volkswagen contou sempre com automóveis que apelam à emoção”, sublinha Welsch, para quem a crescente popularidade dos SUV e crossovers no seio da marca não afectará o desejo do fabricante de continuar a oferecer veículos desportivos. Mesmo que não se tratem de propostas para todas as pessoas. “A verdade é que, quem tem uma família, dificilmente comprará um Scirocco”, reconhece.

De acordo com várias fontes ouvidas pela publicação britânica, o futuro Scirocco será proposto com sistema de propulsão exclusivamente eléctrico, cujas baterias modulares permitirão oferecer diferentes níveis de potência. A começar numa versão base com 170 cv, para terminar numa variante tipo topo de gama (Scirocco R) com mais de 300 cv. Quanto à autonomia, aponta-se para um alcance entre os 322 e os 604 km, devendo o futuro Scirocco também integrar a tecnologia de condução autónoma já prevista para o I.D.

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