Meteorologia

Chuva inunda várias zonas de Lisboa. Veja os vídeos e as fotografias

2.935

O início da semana ficou marcado por chuva intensa. Na capital, as consequências já se fizeram sentir: inundações em vários locais. Os utilizadores das redes sociais partilharam imagens do mau tempo.

O site dos Bombeiros Sapadores de Lisboa registou várias inundações em espaços públicos e privados

Paula Jesus/Facebook

Autores
  • Agência Lusa

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estavam certas: esta segunda-feira, aguaceiros e trovoada estão a atingir Portugal Continental, em especial, o interior das regiões Norte e Centro do país.

Em Lisboa, o período de chuva muito intensa que se fez sentir ao início da tarde, esteve na origem de várias ocorrências relacionadas com inundações. O site dos Bombeiros Sapadores de Lisboa — em permanente atualização — registou 17 inundações em espaços públicos e privados entre as 14h53 e as 15h51. Entre as zonas mais atingidas estavam as de Benfica e do Parque das Nações.

Se tiver fotografias ou vídeos do mau tempo em Lisboa envie para leitor@observador.pt

Nas redes sociais, os utilizadores partilharam várias imagens e vídeos onde registaram os períodos de mau tempo que se fizeram sentir em Lisboa:

A Damaia agora tem um rio. #rain #chuva #river

Uma publicação partilhada por Inês Moreira Santos (@inesms) a

De acordo com o site da Autoridade Nacional de Proteção Civil, às 16h15 estavam ativas 19 ocorrências em outros concelhos do distrito de Lisboa atribuídas a meteorologia adversa, nomeadamente a inundação de estruturas ou superfícies por precipitação intensa ou desentupimento/tamponamento. Oeiras, com 10 ocorrências, era o concelho mais atingido.

O site MeteoEarth mostra (a azul) a mancha de precipitação que se faz sentir no país em tempo real:

De acordo com as previsões do IPMA, a partir desta segunda-feira o cenário vai manter-se e estender-se a a todas as zonas de Portugal Continental: chuva, trovoada e até granizo.

Onze distritos do norte e centro de Portugal continental foram colocados sob aviso amarelo até às 20h00 de desta segunda-feira: Viseu, Porto, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga. O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

Nas ilhas de Madeira e Açores, preveem-se aguaceiros fracos e céu nublado. As temperaturas não sofrerão alterações significativas, apenas uma “pequena descida” dos valores máximos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Porque vou votar contra a eutanásia /premium

Inês Domingos

Vou votar contra porque acredito que a dignidade humana não se esgota com as nossas capacidades ou com o nosso estado de saúde. Para mim, a dignidade do ser humano persiste até ao último sopro. 

Congresso do PS

A caminho do bloco central? /premium

João Marques de Almeida

Costa quer lavar a imagem do PS perante o eleitorado e Rio é o melhor aliado para o fazer. Já Rio precisa de poder para se manter na liderança do PSD após 2019 e, como PM, Costa pode ajudar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)