“Quem provocar uma crise política em Portugal vai pagar caro”. O aviso foi feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros em entrevista à Bloomberg. Augusto Santos Silva sublinha que o Governo socialista, minoritário, “está profundamente empenhado em concluir a legislatura. A estabilidade política é um dos fatores chave do sucesso português”, acrescenta numa conversa realizada em Praga esta segunda-feira.

Nessa medida, Santos Silva acredita num acordo com os seus aliados no parlamento, o Bloco de Esquerda e o PCP, para viabilizar o Orçamento do Estado para 2018. Um dos temas que ainda afasta os socialistas dos parceiros da esquerda são as mexidas no IRS. António Costa reafirmou a intenção de mexer nos escalões do IRS, mas o Executivo só previa um esforço de 200 milhões de euros, o que é considerado insuficiente para os partidos mais à esquerda. A contratação de professores, profissionais de saúde e precários, as progressões na função pública, e as reformas para longas carreiras, são outros temas em aberto.

“O sucesso político do Governo português tem a ver com a capacidade de deixar para trás a austeridade mais ortodoxa ao nível da política orçamental, sem desrespeitar nenhum dos compromissos assumidos com a Europa”.

Numa conversa realizada numa altura em que está já em plena marcha a elaboração da proposta de orçamento, Santos Silva assinala ainda a grande resistência social da população portuguesa face às medidas de austeridade que o atual Governo tem vindo a reverter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR