O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou esta terça-feira que a tempestade tropical Harvey, que já vitimou mortalmente 15 pessoas atingiu “proporções épicas” e expressou agradecimento aos serviços de emergência e às autoridades locais, que recolocaram 17 mil pessoas no estado do Texas.

“A proporção [da tempestade tropical Harvey] foi épica. Nunca ninguém tinha visto algo como isto e só quero dizer que foi uma honra para nós trabalhar com o governador e com toda a sua equipa”, disse o Presidente no final de uma reunião com o governador do Estado do Texas, o republicano Greg Abbott, em Corpus Christi, uma cidade com 320 mil habitantes por onde já passou a tempestade tropical. Pelo menos, 15 pessoas já morreram na sequência da tempestade, avança o jornal local Statesman.

“O governador fez um trabalho simplesmente excecional, e pude dizer-lhe que os meus companheiros estão a dizer-me quão bem os seus agentes estiveram num trabalho conjunto; esta é uma verdadeira equipa”, acrescentou Trump, que esta tarde chegou à pequena cidade do Texas com a preocupação de não interferir no trabalho de recuperação em curso.

“O Presidente quer ser muito cuidadoso e garantir que a sua atividade não perturba os esforços de recuperação que ainda estão em curso”, disse aos jornalistas a assessora de imprensa momentos antes de o avião presidencial aterrar nesta localidade do Texas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A tempestade tropical Harvey é o primeiro desastre natural que Trump enfrenta enquanto Presidente dos Estados Unidos, e uma das preocupações é não repetir os erros de George W. Bush com o furacão Katrina, nomeadamente os atrasos na resposta à devastação de Nova Orleães, no Estado de Luisiana.

Trump, antes de rumar para Austin, a capital estadual, usou um blusão preto contra a chuva com o selo presidencial no peito e um boné branco com a inscrição USA durante a estada em Corpus Christi, enquanto a sua mulher, Melanie Trump, usou um boné preto com a inscrição FLOTUS, de ‘first lady of the United States’, primeira-dama dos Estados Unidos.

Mais dois dias de chuvas fortes estão previstos para uma parte dos Estados norte-americanos do Texas e Louisiana, com o regresso da tempestade tropical Harvey à costa após algumas horas sobre o Golfo do México.

De acordo com as previsões meteorológicas, Harvey deverá dissipar-se depois de regressar a terra e as chuvas deverão terminar até quinta-feira.