“Acreditem ou não, isto é um tubarão na via rápida em Houston, Texas”, escreveu Jason Michael no Twitter, com uma imagem a acompanhar.

“Acreditem ou não”, é mentira. Como contou num texto escrito ao final desta segunda-feira, depois de a montagem da sua autoria se ter tornado viral, Jason Michael, um colunista e blogger escocês radicado em Dublin, explicou o processo por trás de tudo isto. Pegou numa imagem da saga Sharknado, fez uma nova montagem e depois colocou-a no Twitter, crendo que se tratava apenas de uma piada. “Terminei o meu café e continuei o meu dia”, disse.

Quando chegou a casa, tinha uma mensagem de um editor do Buzzfeed. Queriam entrevistá-lo — e assim o fizeram. Depois, foi publicado o artigo: “O Tipo Que Tuítou a Notícia Falsa Viral Do Tubarão Na Estrada Quer Que Vocês Saibam Que Não Se Arrepende De Nada”.

“Claro que sabia que era falso”

“Claro que sabia que era falso, foi precisamente por isso que partilhei esta porcaria”, disse Jason Michael ao Buzzfeed por telefone. “O que eu esperava disto era postar a imagem e dar uma gargalhada aos meus 1300 seguidores na Escócia. A intenção, como é óbvio, era essa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Com este artigo, a imagem tornou-se ainda mais viral, mas as reações começou a haver um novo tipo de reações. Àqueles que acreditaram na imagem, juntaram-se outros que demonstraram revolta por Jason Michael brincar com um assunto sério. Com isto, a imagem tinha, às 11h40 desta terça-feira, quase 60 mil partilhas e mais de 87 mil likes.

Entre as reações negativas ao post de Jason Michael, esteve a de Rakesh Agrawal, um empresário do ramo da tecnologia que vive em Houston. “Se não fosses um ***** esfomeado por atenção, já terias apagado o tweet. Experiência o tanas #Harvey #HurricaneHarvey”.

Jason Michael respondeu-lhe com: “Beijas a tua mãe com essa boca? Já chega de atrair atenção com hashtags virtuosas. Vai lavar a tua boca”. A resposta veio com uma fotografia onde Rakesh Agrawal aparece a beijar a mãe: “Sim, beijo [a minha mãe com esta boca]. E tu continuas a ser um *****, amigo”.

Fake news por todo o lado e para todos os gostos

Esta está longe de ser a única montagem ou notícia falsa que se tornou viral durante o furacão Harvey — embora tenha sido, de longe, aquela que teve maior alcance.

Há uma fotografia que supostamente mostra o ex-Presidente Barack Obama supostamente a distribuir comida aos desalojados do furacão Harvey, quando na verdade é uma fotografia tirada no dia de ação de graças em 2015.

https://twitter.com/ondeRob/status/901797946815123456

Também circulou a informação de que era proibido voltar à cidade de Corpus Christi, uma das mais afetadas pelo furacão Harvey. Nada disto aconteceu — e a própria autarquia veio desmentir essa informação.

Além disso, apareceu uma imagem da Cajun Navy, uma marinha informal, e formada por civis, com origem no estado do Louisiana. Na verdade, a fotografia é de 2016 e foi tirada na altura em que houve inundações em Baton Rouge, no estado do Mississippi. Seja como for, há relatos a Cajun Navy estar a fazer salvamentos e a ajudar pessoas afetadas pelo furacão Harvey.