As forças iraquianas recuperaram a cidade de Tal Afar, na província de Nineveh, que estava sob ocupação do auto-proclamado Estado Islâmico (EI), garantiu o primeiro-ministro iraquiano Haider al-Abadi esta quinta-feira.

A operação apoiada pelos Estados Unidos já decorria há dez dias. Foi ocupada pelo EI em junho de 2014. Tal Afar era uma cidade estratégica do grupo terrorista e era o último local controlado pelo califado na província de Nineveh desde a libertação de Mossul.

A alegria da vitória está completa e a inteira província de Nineveh está nas mãos das nossas forças heróicas”, lê-se no comunicado de al-Abadi.

O primeiro-ministro iraquiano garante que “Tal Afar junta-se à libertada Mossul e regressa à pátria”. O executivo deixou ainda um aviso às forças jihadistas que permaneçam no Iraque: “onde quer que estejam, nós estamos a chegar e não têm escolha se não morrer ou render”.

O tenente-general Stephen Townsend, comandante da aliança americano-iraquiana que combate as fileiras do EI, deu os parabéns às forças de segurança por uma “vitória decisiva e limpa” em Tal Afar.

É mais um feito significativo das forças de segurança iraquianas, do governo e das pessoas do Iraque”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR