A Igreja de St. Cyril e St. Methodius podia passar despercebida, não fosse o seu valor histórico. Foi nesta igreja que sete homens perderam a vida em 1942 depois de terem levado a cabo uma missão para matar o oficial superior alemão, Reich Reinhard Heydrich.

O local histórico encontra-se na maior praça da cidade – a Charles Square – e é conhecida como Igreja Parachutists. A origem do nome prende-se com o facto de estarem cinco paraquedistas entre os sete homens que morreram durante a Operação Antropoide, para matar o Reich Reinhard Heydrich.

Tudo aconteceu a 27 de maio de 1942. Heydrich iria encontrar-se com Hitler nesse dia. Dos sete homens envolvidos na operação, dois soldados – Gabčík e Kubiš – tinham sido destacados para matar o Reich, numa emboscada ao seu carro. O ataque contou ainda com o apoio de cinco paraquedistas checoslovacos: Josef Bublík, Jan Hruby, Josef Valčík, Jaroslav Švarc e Adolf Opálka.

A operação acabou por falhar porque a arma de Gabčík encravou. Heydrich pediu ao motorista para parar o carro com a intenção de disparar contra os soldados, mas Kubiš aproveitou a oportunidade e lançou uma granada. A explosão acabou por ferir Heydrich com gravidade e o Reich viria a morrer uma semana depois no hospital. O motorista de Heydrich começou por perseguir os dois soldados, mas tanto Gabčík como Kubiš acabaram por conseguir fugir e encontrar refúgio precisamente na cave da Igreja.

Ao fim de 700 horas, os sete homens foram descobertos e várias tropas da SS e Gestapo – a polícia alemã – cercaram aquela igreja. Os nazis atacaram a cave recorrendo a mangueiras de incêndio. Os soldados, cercados e com poucas munições e o aumento do nível de água naquele espaço suicidaram-se para que não fossem capturados pelos oficiais alemães.

A cave, denominada como “Monumento Nacional para os Heróis do terror de Heydrich”, atrai anualmente 60 mil visitantes. A igreja, no andar superior, funciona como lugar de culto e só está aberta aos turistas nos fins de semana, mas é na cave que está o memorial a estes soldados, como os sete bustos de homenagem a estes homens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR