Cerca de 600 mil pessoas, sobretudo da maioria muçulmana ‘rohingya’, fugiram da Birmânia para o Bangladesh nos últimos dias, devido aos combates entre o exército e a rebelião no noroeste do país, anunciou hoje a Organização das Nações Unidas (ONU). “O número estimado é 58.600, segundo várias agências humanitárias, e vai continuar a aumentar”, disse uma porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR), Vivian Tan.

Na sexta-feira, a ONU tinha avançado uma estimativa de 38.000 refugiados chegados ao Bangladesh numa semana, período durante o qual os combates fizeram mais de 400 mortos. A violência começou depois do ataque de 25 de agosto contra três dezenas de postos da polícia pela rebelião, o Exército de Salvação do Estado Rohingya (Arakan Rohingya Salvation Army, ARSA), que defende os direitos dos ‘rohingya’.

Mais de um milhão de ‘rohingyas’ vivem no estado de Rakhine (antes Arakan), no noroeste da Birmânia, sendo considerados como estrangeiros e discriminados e perseguidos há décadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR