Sem dúvida uma referência entre a actual oferta 100% eléctrica, a norte-americana Tesla tem vindo a destacar-se (também) pela autonomia e potência que as suas baterias anunciam. Mas, poder-se-á dizer o mesmo quanto à sua durabilidade? A ajudar a esclarecer esta interrogação, surge agora uma notícia num órgão de informação finlandês, o Helsingin Sanomat, segundo a qual um Model S matriculado neste país regista já mais de 400.000 km cumpridos, com as baterias a apresentarem não mais que 7% de degradação face à sua capacidade inicial. O Model S em questão anuncia, actualmente, uma autonomia de 370 km, contra os cerca de 402 km que prometia à saída da fábrica.

O Tesla, que chegou às mãos do seu actual proprietário em Dezembro de 2014, tem feito carreira como táxi. Explicação para o facto de contabilizar tanta quilometragem, em apenas cerca de três anos de vida.

Segundo explicou ao periódico o proprietário, o motorista de táxi Ari Nyyssönen, o automóvel conta já, no entanto, com dois problemas técnicos no currículo, ambos registados ainda durante os oito anos iniciais abrangidos pela garantia: primeiramente, teve de ser submetido a uma troca de motor, sendo que, em seguida, foi o pack de baterias de 85 kWh que começou a apresentar problemas. Recusava-se a recarregar, não indo além de uma autonomia máxima de 60 km, motivo pelo qual foi enviado para a Holanda, para aí ser reparado, seguindo-se a reinstalação no carro.

Apesar dos problemas registados, Ari Nyyssönen continua a afirmar-se muito satisfeito com o seu Tesla Model S, até pelo facto de o automóvel oferecer de fábrica uma garantia de oito anos, sem limite de quilómetros. O que o leva a dizer que acredita ser possível chegar ao milhão de quilómetros!

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