A família real britânica volta a crescer: o príncipe William e a duquesa Kate Middleton anunciaram a chegada do terceiro filho poucos dias depois dos 20 anos da morte da princesa Diana. O novo bebé prolonga assim a linha de sucessão ao trono britânico, mas antes dele há quatro pessoas que podem subir ao trono do Reino Unido: o avô, príncipe Carlos, o pai, príncipe William, o irmão mais velho, George, e a irmã Charlotte. A criança junta-se assim às quatro que atualmente esperam pela sua vez de ocupar o lugar dos pais ou dos avós no trono dos seus países de origem.

O herdeiro que se segue no lugar ocupado por Isabel II é Carlos, Príncipe de Gales. No dia em que Isabel II morrer ou renunciar ao trono, é ele quem vai tornar-se “Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios”, além de chefe da Commonwealth. Se Carlos renunciar a esse cargo ou morrer, é o filho mais velho, William, Duque de Cambridge, que assume o trono britânico. Só a seguir a William é que os filhos do duque com Kate Middleton entram na linha de sucessão: por ser mais velho, o pequeno George de Cambridge pode vir a substituir o pai enquanto rei do Reino Unido. Se George não assumir esse papel, será a segunda filha dos dos duques de Cambridge, Charlotte, a assumir o trono britânico. O terceiro filho, que está para nascer, só virá depois dela.

O novo benjamim da Casa Real britânica ainda está distante de herdar a coroa de um dos mais importantes reinos da História. No entanto, pela Europa, há quatro crianças já aguardam pela sua vez de assumir a liderança de um trono. Isabel, Duquesa de Brabante, tem 15 anos e é a herdeira ao trono da Bélgica. Catarina Amália, Princesa de Orange, tem 13 anos e pode vir a ser rainha dos Países Baixos. Aqui ao lado, Leonor, Princesa das Astúrias, tem 11 anos e é a herdeira ao trono de Espanha. E com apenas dois anos, Jaime, Príncipe Herdeiro do Mónaco, é o herdeiro aparente ao trono onde agora está o pai.

Veja na fotogaleria quem são os aguardados herdeiros às monarquias europeias.