A região oeste dos Estados Unidos está ser flagelada por diversos incêndios. Em Los Angeles, de acordo com palavras do mayor, Eric Garcetti, verificou-se o maior fogo de sempre na história da cidade californiana. O incêndio foi alimentado durante este fim de semana por temperaturas atmosféricas elevadas, bem como ventos fortes, que cobriram Los Angeles com fumo e uma chuva de cinzas.

As autoridades da cidade declaram o estado de emergência e o governador da Califórnia, Jerry Brown, assumiu idêntica decisão ao nível estadual, depois de o fogo ter destruido três casas e ter chegado a ameaçar outras zonas limítrofes de Los Angeles. Mais de mil bombeiros combateram as chamas, com uma frente calculada em mais de 23 quilómetros. Foram dadas ordens de evacuação em localidades como Burbank e Glendale, além de nalgumas zonas de Los Angeles.

No estado de Oregon, equipas de resgate recolheram 140 montanhistas que se viram forçados a passar a noite numa floresta por causa de um incêndio que deflagrou no Columbia River Gorge Trail. Meios aéreos lançaram, no sábado, mantimentos destinados aos montanhistas, já que as chamas os impediam de escapar do local.

Junto ao parque nacional de Yosemite, o fogo consumiu um bosque de sequoias gigantes com idade estimada em 2.700 anos, enquanto no parque nacional dos glaciares, no Montana, junto ao Canadá, houve iniciativas de evacuação de zonas afetadas pelas chamas que levaram à retirada de habitantes das respetivas casas, como medida preventiva.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR