Rocco Morabito — ou o “rei da cocaína de Milão” — foi preso no passado domingo num hotel em Montevideu, a capital do Uruguai, após 23 anos de fuga. Morabito, considerado o mafioso mais procurado de Itália, tem agora 51 anos.

O “rei da cocaína de Milão” foi encontrado a viver numa moradia de luxo, com piscina, em Punta del Este — uma cidade no estado de Maldonado, considerada a estância balnear mais luxuosa da América do Sul pela revista Forbes em 2008. Rocco Morabito usava um nome falso e um passaporte brasileiro falsificado.

Morabito foi preso, numa primeira fase, por estar a usar documentos falsos. O pedido de extradição para Itália está em curso. O “rei da cocaína de Milão” deverá agora cumprir uma pena de prisão de 30 anos, em Itália. As autoridades confiscaram uma arma, 13 telemóveis, 44 mil euros e um Mercedes, que se encontravam na casa, onde estava a viver.

Cidade onde Rocco Morabito foi detido

Também a mulher de Rocco Morabito tinha um passaporte falso que lhe atribuiu nacionalidade portuguesa e Angola como local de nascimento. A mulher do “rei da cocaína de Milão” foi detida, mas já foi entretanto libertada. As autoridades terão chegado até Rocco Morabito através da inscrição de um dos filhos numa escola no Uruguai, feita com o seu nome verdadeiro e não com um nome falsificado. A polícia suspeitava de que Morabito tinha fugido para o Brasil.

Em 1994, o “rei da cocaína de Milão” foi condenado por tráfico de drogas e ligação à máfia em 1994. A condenação aconteceu depois de ter importado quase uma tonelada de cocaína para Itália — um negócio no valor de cerca de 6,7 milhões de euros. Morabito conseguiu fugir do país antes de ser preso.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR