A Impresa, dona da SIC, Expresso e Visão, confirmou esta quinta-feira haver interessados na compra de revistas do grupo, depois de ter iniciado um processo formal de avaliação das suas publicações para apostar no audiovisual e digital.

“A Impresa — Sociedade Gestora de Participações Sociais, iniciou um processo formal de avaliação do seu portfólio de publicações, tendo para o efeito efetuado contactos exploratórios junto de potenciais interessados. No seguimento dessa iniciativa, a Impresa recebeu manifestações de interesse, as quais serão analisadas no decurso do processo formal de negociação”, lê-se num comunicado divulgado hoje pelo grupo na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No final de agosto, a Impresa admitiu a venda de alguns dos seus títulos, no âmbito de um “reposicionamento estratégico” da sua atividade, que passa por um “enfoque primordialmente nas componentes do audiovisual e do digital”.

Após reuniões de elementos das direções com trabalhadores de vários títulos, o presidente executivo do grupo de comunicação social, Francisco Pedro Balsemão, enviou uma mensagem indicando que tendo em conta o Plano Estratégico para o triénio 2017-2019, a “IMPRESA procederá a um reposicionamento estratégico da sua atividade”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo o dirigente, as alterações vão implicar uma “redução da sua exposição ao setor das revistas e um enfoque primordialmente nas componentes do audiovisual e do digital”.

“Nesse sentido, [a Impresa] iniciou um processo formal de avaliação do seu portfolio e respetivos títulos, que poderá implicar a alienação de ativos. A prioridade passa por continuar a melhorar a situação financeira do grupo, assegurando a sua sustentabilidade económica, e logo a sua independência editorial”, concluiu na mesma nota.

Após reuniões com o presidente da Comissão Executiva (CEO) da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, a Comissão de Trabalhadores da Impresa Publishing disse haver uma “incerteza total” quanto ao futuro dos títulos do grupo, como a revista Visão, e dos trabalhadores.

Depois de um encontro com a comissão executiva do grupo, o Sindicato dos Jornalistas disse ter obtido “o compromisso de privilegiar as ofertas de compra para as 13 publicações à venda que incluam os trabalhadores desses mesmos títulos”.

A Impresa Publishing detém os títulos Activa, Blitz, Caras, Caras Decoração, Courrier Internacional, Exame, Exame Informática, Jornal de Letras, Telenovelas, TV Mais, Visão, Visão História, Visão Júnior e Expresso.