Presidente Trump

Republicanos “chocados” com acordo de Trump com democratas

Presidente colocou-se ao lado dos democratas para aumentar o teto da dívida, adiando o problema até ao final do ano e dando algum "oxigénio" orçamental para apoiar as vítimas do furacão Harvey.

Getty Images

Donald Trump, autor de A arte do negócio, apresenta-se como um implacável negociador, mas aceitou sem resistência visível uma proposta do partido democrata para aumentar o teto da dívida — com a justificação de se ajudar as vítimas do furacão, o problema geral do limite máximo da dívida foi adiado para o final do ano. Tendo em conta que a questão do teto da dívida está a causar um debate intenso no Congresso, o rápido acordo com os democratas foi mal recebido pelos congressistas republicanos e alguns dizem-se “chocados” e “visivelmente incomodados” com Trump.

A decisão de Trump não irá ajudar a melhorar a relação entre Trump e destacados republicanos como Mitch McConnell, líder da maioria republicana no Senado, e Paul Ryan, que tem o mesmo cargo mas na Câmara dos Representantes. É a CNN que escreve que há congressistas “chocados”, ao que o The Washington Post acrescenta que o facto de Trump se ter alinhado com os democratas está a criar um “caos” nos planos republicanos para a disputa orçamental.

Trump referiu ao plano democrata como o plano de “Chuck” e “Nancy” — referências a Charles Schumer e Nancy Pelosi, precisamente os democratas que ocupam os cargos equivalentes a McConnell e Ryan. O uso de diminutivos e primeiros nomes deu a entender uma intimidade entre Trump e os democratas que criou desconforto nas bancadas republicanas.

Ao aceitar este acordo, Trump foi mesmo contra o próprio secretário do Tesouro, que interrompeu enquanto Mnuchin falava sobre a importância de se chegar a um acordo de longo prazo para as questões orçamentais dos EUA. Segundo o The Washington Post, Trump não deixou Mnuchin continuar a falar, durante uma reunião sobre o tema, e ficou claro que Trump queria chegar a um acordo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: ecaetano@observador.pt

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)