Numa altura em que o italiano que preside à Seat foi nomeado o CEO do Ano, pela Automotive News Europe, coincidente com o facto de a marca espanhola ter apresentado os melhores resultados financeiros de sempre, Luca De Meo aproveitou para antecipar o que se pode esperar da marca durante o Salão de Frankfurt, que abre as suas portas já no dia 12 de Setembro.

Para começar, vai ser apresentado a mais recente versão do Leon Cupra R com 310 cv, que agora está mais potente, mais rápido e mais exclusivo, ou não fosse produzido numa série especial limitada a apenas 799 unidades. Mas em matéria de estreias, talvez a mais importante seja a do Arona, o SUV compacto construído com base na plataforma que serve o Ibiza, e que na Alemanha vai contactar com o público pela primeira vez.

Conheça tudo sobre o novo Arona. E os seus rivais

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Igualmente uma estreia, mas desta vez apenas de denominação, será o caso do terceiro SUV da marca espanhola, que depois do Ateca e do Arona, se prepara para lançar mais um veículo no segmento que mais cresce de vendas, na Europa e em Portugal. A Seat lançou um concurso e seleccionou as nove melhores propostas, todas elas relativas a cidades espanholas, como é habitual, com nome do próximo SUV topo de gama a ser conhecido durante a feira germânica.

Ateca, Arona e… Terceiro SUV chega já em 2018

Muito importante em vários países europeus, a começar por Espanha, mas lamentavelmente pouco popular em Portugal, a lista de veículos cujo motor é movido a gás vai ser reforçada com a chegada do Ibiza 1.0 TGI. Com um depósito de gasolina e dois pequenos reservatórios de gás natural, o novo Ibiza vai ser capaz de uma autonomia de 1.200 km, 390 dos quais a gás, emitindo apenas 88 g de CO2 (a funcionar a gás).

Para terminar, a Seat dá aos seus clientes alguém com quem conversar. Chama-se Alexa e é um serviço vocal associado ao sistema multimédia a que o condutor pode recorrer para obter ajuda a encontrar um destino, uma oficina ou até mesmo um restaurante ou um hotel. Foi desenvolvido em parceria com a Amazon e estará disponível no Leon e Ateca ainda este ano, para depois passar a equipar o Ibiza e o Arona a partir de 2018.