O CEO da Tesla, da SpaceX e da Boring Company, Elon Musk, parece estar agora apostado no Hyperloop, um dos seus projectos mais audazes, mas não o mais recente, uma vez que esse estatuto pertence à Boring, que vai construir túneis nas cidades capazes de transportar veículos, com pessoas e carga lá dentro, para tornar as deslocações mais rápidas.

O Hyperloop é, na essência, uma rede de tubos sob vácuo, dentro do qual cápsulas – ou pods – deslocam passageiros a uma velocidade que Musk acredita poder atingir os 1.300 km/h. Nada mau, se pensarmos que os aviões comerciais ficam sempre abaixo dos 1.000 km/h.

Para “apanhar” novas ideias, Musk criou o Hyperloop Pod Competition, concurso aberto a grupos de estudantes de todo o mundo, para ver quem conseguia atingir a maior velocidade dentro de um tubo experimental com apenas 0,8 milhas de extensão (1.287 metros). O vencedor foi um grupo de alemães, da Universidade Técnica de Munique, cujo pod viajou a 323 km/h.

Dias depois, Musk testou um pod que a Tesla desenvolveu para testes e sem a finalidade de ser rápido, tendo atingido 355 km/h. O CEO afirmou depois que não será impossível elevar esta velocidade até aos 500 km/h num próximo teste, introduzindo apenas ligeiras melhorias no pod de ensaios. Isto numa pista com pouco mais de um quilómetro, o que desde logo impede as cápsulas de atingirem as velocidades que são esperadas para o Hyperloop quando estiver a funcionar em pleno.

Caso fosse construído em Portugal, o Hyperloop poderia ligar Lisboa ao Porto em 14 minutos.

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