Só é anunciado na terça-feira, mas já muito se sabe sobre o próximo iPhone. Ecrã maior, mais modelos, reconhecimento facial ou o carregamento sem fios são algumas das novidades que se esperam. Na internet, já se sente o pulso dos consumidores. De um lado, há quem diga que é capaz de dar um rim pelo novo iPhone. Do outro, há quem acuse a tecnológica liderada por Tim Cook de “falta de inovação” ou de não estar a lançar “novidades” nenhumas.

E agora, sim, para algo completamente novo. Como vai ser o novo iPhone?

Faz 10 anos que o primeiro iPhone mudou o mercado dos telemóveis. Depois do lançamento do primeiro modelo, em 2007, a Apple promete mostrar, no evento de apresentação que vai decorrer na nova sede da empresa na Califórnia, um aparelho revolucionário, nem que seja no preço. Estima-se que o novo iPhone seja colocado à venda com um preço superior a 1.000 dólares. A confirmar-se, é o smartphone mais caro lançado pela Apple, para desilusão de muitos fãs da marca.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Apesar do mediatismo que os produtos da empresa fundada por Steve Jobs costumam provocar sempre que há um lançamento, a verdade é que o sistema operativo da Apple contava, em maio de 2017, com uma quota de mercado de apenas 13,7%, segundo a Fortune. Já o Android, da Google, contava com uma quota de mercado de 86,1%.

Com a contagem decrescente para as 18 horas (em Lisboa) de terça-feira já a ser feita por vários fãs, a curiosidade sobre como vai ser o novo iPhone aumenta. Nos comentários ao artigo do Observador que antecipa o lançamento do novo modelo da Apple, os leitores queixaram-se, por exemplo, do preço.

Estão longe de ser os únicos. Um jornalista da BBC, Tom Shepherd, fez um post no Twitter para brincar com o custo do novo modelo, no qual sugeria que, por aquele preço, era bom que pelo menos o “Modo Avião” do smartphone conseguisse levar os utilizadores de férias. Em resposta, um utilizador questiona quem será capaz de dar 1.000 libras por um telefone.

https://twitter.com/arvoperator74/status/907192359162728449

Já outro utilizador vai mais longe e brinca sobre dar um dos rins em troca do equipamento.

https://twitter.com/amitgoenka2k/status/907236961772957696

Além do preço, outros criticam a suposta falta de inovação, porque muitas das novidades que foram saindo na imprensa já existiam no mercado, noutros aparelhos, como no Samsung Galaxy S8.

Numa contagem para o anúncio oficial da Apple, que a página YourCountdown.To tem no Facebook, há centenas de comentários. Há um utilizador que diz, por exemplo, que o iPhone está a ficar “ridiculamente caro”. Outra diz que vai esperar um ano para adquiri-lo.

comentário 1

A utilizadora questiona não só o preço, como as poucas novidades em relação ao último modelo

comentário 2

Mais uma utilizadora criticar o preço

comentário 3

Outro utilizador refere até que prefere outro smartphone, um Xiaomi, com um “ecrã infinito” anunciado no próximo modelo

comentário 4

Mais uma utilizadora que critica a falta de inovação

Encontrámos vários utilizadores a comentar o que inúmeros internautas sentem: a (falta de) relevância do novo produto. O resto só se sabe esta terça-feira quando forem 18 horas em Lisboa.

Importa a quem? Brinca este utilizador

“Importa a quem?”, brinca este utilizador

A verdadeira expectativa só pode ser avaliada após o anúncio oficial da Apple, esta terça-feira. Até lá, já se sabe um pouco do que esperar com o próximo smartphone topo de gama da Apple, com as inúmeras informações que foram sendo libertadas nas últimas semanas.