Rússia

Ministro da Defesa russo discute cooperação militar com Bashar al-Assad

O ministro da Defesa russo reuniu com o presidente sírio Bashar al-Assad para discutir a cooperação militar entre ambos os países e a ajuda humanitária à população.

O ministro russo viajou até à capital síria a pedido do Presidente, Vladimir Putin

YURI KOCHETKOV/EPA

O ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, reuniu-se esta terça-feira em Damasco com o Presidente sírio, Bashar al-Assad, com quem discutiu temas como a cooperação militar e a ajuda humanitária.

A cooperação militar entre a Rússia e a Síria foi abordada “no âmbito das bem-sucedidas operações das forças governamentais com o apoio da aviação russa para acabar definitivamente com o [grupo jihadista] Estado Islâmico (EI)”, segundo um comunicado oficial. “Também foram debatidos temas como a estabilização da situação na Síria, o funcionamento das zonas de trégua e o fornecimento de ajuda humanitária à população”, lê-se na nota.

O ministro russo viajou até à capital síria a pedido do Presidente, Vladimir Putin, segundo o Ministério da Defesa. O exército russo informou esta terça-feira que 85% do território da Síria já foi libertado de combatentes do EI, em resultado das operações do exército sírio com o apoio da aviação militar russa.

A Rússia iniciou a 30 de setembro de 2015 uma campanha de bombardeamentos na Síria para ajudar as forças armadas nacionais a recuperar amplas parcelas do seu território conquistadas pelos jihadistas do EI.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Mundial 2018

Nem só de futebol vive a Rússia /premium

José Milhazes

No dia de abertura do Campeonato, o primeiro-ministro russo anunciou o aumento da idade da reforma de 60 para 65 para os homens e de 55 para 63 para as mulheres. E fez subir o IVA de 18 para 20%.  

Futuro

As novas tecnologias e o futuro do ser humano

Maria de Sousa Pereira Coutinho

A “utopia trans-humanista” reside em se considerar o progresso como uma transformação da nossa concepção de vida e da própria “condição humana”, a fim de se obter um outro ser humano, um “homem novo".

Mundial 2018

O orgulho da Nação /premium

Paulo de Almeida Sande

Eu, português, da Nação dos lusitanos, “Estou Aqui”, sou da têmpera dos antigos Descobridores, sou do tamanho do Cristiano, o melhor do Mundo. Tenho direito a ser feliz. Façam lá o favor de ganhar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)