Nações Unidas

Primeira Assembleia Geral de Guterres na ONU: “O nosso velho mundo enfrenta graves ameaças”

O secretário-geral das Nações Unidas abriu a sessão plenária com um curto discurso onde se referiu às "graves ameaças" que o mundo enfrenta. E prometeu lutar pela igualdade de género dentro da ONU.

ATEF SAFATI/EPA

Como secretário-geral das Nações Unidas (ONU), coube a António Guterres estrear-se no discurso de abertura da 72.ª Assembleia Geral da ONU. “O nosso velho mundo enfrenta graves ameaças, desde a proliferação de armas nucleares ao terrorismo global, das alterações climáticas à desigualdade”, admitiu o secretário-geral e antigo alto comissário para os refugiados, referindo-se ainda aos “grandes desafios” como as migrações ou os ataques informáticos. “Todos concordamos que a ONU deve fazer mais para se adaptar e responder”, admitiu.

Na curta comunicação inaugural da Assembleia, Guterres aproveitou ainda a oportunidade para dar conta de um dos seus grandes objetivos para a instituição que lidera desde Janeiro deste ano: atingir a plena igualdade de género dentro da instituição. “Uma mudança-chave dentro e fora da ONU deve ser o fortalecimento de mulheres e raparigas”, declarou, acrescentando que “a paridade na ONU irá melhorar a performance da ONU”. Esta é uma promessa que foi feita por Guterres desde o seu primeiro dia no cargo.

Esta Assembleia Geral marca não só a estreia de Guterres na sessão plenária, mas também de alguns líderes mundiais entretanto eleitos como Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macron (França). O debate geral com a participação dos 193 membros da ONU terá início no dia 19 de Setembro.

Proponha uma correção, sugira uma pista: cbruno@observador.pt
Mundial 2018

Melhor a exibição que o resultado /premium

Bruno Vieira Amaral

Enquanto Portugal for só “este” Ronaldo estamos bem. O problema é quando Portugal for “só” outro Ronaldo ou voltar a ser “só” um conjunto simpático e inofensivo de jogadores.

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Registo
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)