Como secretário-geral das Nações Unidas (ONU), coube a António Guterres estrear-se no discurso de abertura da 72.ª Assembleia Geral da ONU. “O nosso velho mundo enfrenta graves ameaças, desde a proliferação de armas nucleares ao terrorismo global, das alterações climáticas à desigualdade”, admitiu o secretário-geral e antigo alto comissário para os refugiados, referindo-se ainda aos “grandes desafios” como as migrações ou os ataques informáticos. “Todos concordamos que a ONU deve fazer mais para se adaptar e responder”, admitiu.

Na curta comunicação inaugural da Assembleia, Guterres aproveitou ainda a oportunidade para dar conta de um dos seus grandes objetivos para a instituição que lidera desde Janeiro deste ano: atingir a plena igualdade de género dentro da instituição. “Uma mudança-chave dentro e fora da ONU deve ser o fortalecimento de mulheres e raparigas”, declarou, acrescentando que “a paridade na ONU irá melhorar a performance da ONU”. Esta é uma promessa que foi feita por Guterres desde o seu primeiro dia no cargo.

Esta Assembleia Geral marca não só a estreia de Guterres na sessão plenária, mas também de alguns líderes mundiais entretanto eleitos como Donald Trump (EUA) e Emmanuel Macron (França). O debate geral com a participação dos 193 membros da ONU terá início no dia 19 de Setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR