A criatura que deu à costa depois da passagem do furacão Harvey nos Estados Unidos e que causou uma onda de curiosidade no Twitter já foi identificada por um especialista. Trata-se de uma espécie de enguia nativa do oeste do Atlântico e Golfo do México.

O avançado estado de decomposição em que se encontrava leva a crer que estaria morta há algum tempo. A subida do nível do mar e os fortes ventos provocados pelo Harvey terão deixado a criatura no areal.

A resposta a esta utilizadora do Twitter chegou por parte de Kenneth Tighe, um biólogo que se especializa em enguias e que acredita que a criatura é da espécie Aplatophis chauliodus, que habita por norma entre os 33 e os 91 metros de profundidade. As espécies masculinas podem atingir os 84 centímetros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O especialista crê que em último caso pode ser uma enguia-do-mar, que em Portugal é geralmente conhecida por congro, quando atinge a fase adulta, e safio, quando é jovem.

Todas estas espécies existem ao largo da costa do Texas e têm dentes parecidos com presas”, escreveu Tighe.

Não é a primeira vez que criaturas marinhas decompostas deixam as redes sociais atentas.

Em 2014, após uma forte tempestade, um animal aparentemente decomposto e inchado deu à costa na Califórnia. Também em 2012 uma criatura apareceu em Nova Iorque que provocou algum espanto. Na altura, o Huffington Post chamou-lhe um “rato monstro”.