Estados Unidos da América

EUA sanciona entidades e indivíduos chineses e russos por “ajuda” à Coreia do Norte

Dez organizações e seis indivíduos chineses e russos foram sancionados pelos Estados Unidos por "ajuda" ao desenvolvimento nuclear da Coreia do Norte.

KCNA HANDOUT/EPA

Washington anunciou esta terça-feira sanções contra 10 organizações e seis indivíduos chineses e russos por considerar que contribuem para o desenvolvimento do programa nuclear da Coreia do Norte.

O Departamento do Tesouro continuará a aumentar a pressão sobre a Coreia do Norte, visando os que apoiam o desenvolvimento dos programas nuclear e balístico e isolando-os do sistema financeiro norte-americano“, advertiu o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, citado num comunicado.

É inaceitável que indivíduos ou empresas na China, Rússia ou noutros lugares permitam à Coreia do Norte obter rendimentos para desenvolver armas de destruição em massa”, adiantou.

As sanções incluem o bloqueio dos ativos nas jurisdições norte-americanas e a proibição de negócios com cidadãos dos Estados Unidos. Entre as entidades e pessoas alvo das sanções encontram-se a Dandong Rich Earth Trading e a Mingzheng International, com sede na China, e a Gefest-M LLC e o seu diretor, Ruben Kirakosyan. Esta última empresa tem sede em Moscovo.

Outras quatro empresas chinesas, duas sediadas em Singapura que vendem petróleo à Coreia do Norte e uma construtora com sede na Namíbia, completam a lista das companhias alvo das novas sanções.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Eutanásia

Porque vou votar contra a eutanásia /premium

Inês Domingos

Vou votar contra porque acredito que a dignidade humana não se esgota com as nossas capacidades ou com o nosso estado de saúde. Para mim, a dignidade do ser humano persiste até ao último sopro. 

Congresso do PS

A caminho do bloco central? /premium

João Marques de Almeida

Costa quer lavar a imagem do PS perante o eleitorado e Rio é o melhor aliado para o fazer. Já Rio precisa de poder para se manter na liderança do PSD após 2019 e, como PM, Costa pode ajudar.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)