Os órgãos de comunicação social públicos guineenses anunciaram um pré-aviso de greve de três dias para reivindicarem o cumprimento de uma série de exigências entre as quais melhorias de condições de trabalho e aumentos salariais.

Francisco Indeque, presidente do sindicato que representa os jornalistas e técnicos de comunicação social da Radiodifusão nacional (RDN), televisão da Guiné-Bissau (TGB), jornal No Pintcha e Agência Noticiosa da Guiné (ANG), indicou esta quinta-feira à Lusa que a greve decorrerá entre terça e sexta-feira da próxima semana.

“Vamos parar tudo, apenas teremos os serviços mínimos previstos na lei”, adiantou Indeque, afirmando que o Governo não cumpriu com um memorando assinado com os sindicatos no passado mês de julho, durante um outro período de greve.

O entendimento que possibilitou o levantamento da greve dizia que o Governo, entre outros, iria disponibilizar equipamentos para os quatro órgãos, nomeadamente câmaras para a televisão, viaturas de transporte do pessoal da rádio, computadores para ANG e Internet.

O Governo também se comprometeu em proceder a um ajuste salarial, formação, publicação no Boletim Oficial (Diário da República) das nomeações dos funcionários nos quatro órgãos, criação de todos os serviços que compõem uma empresa pública, no caso específico da televisão e ainda a assinatura de um contrato programa com o executivo para a TGB. O memorando também previa a fixação pelo Governo de uma taxa a ser paga pelos telespectadores da televisão.

Francisco Indeque precisou que o pré-aviso de greve visa sobretudo exigir ao Governo o “fim efetivo da censura” nos órgãos de comunicação social estatal, sublinhando que no caso da TGB cerca de 100 trabalhadores subscreveram um abaixo-assinado nesse sentido. Indeque afirmou que o sindicato está aberto para dialogar com o Governo, mas exige o cumprimento dos pontos em reivindicação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR