A portuguesa Carol Henrique assegurou esta sexta-feira o título europeu de surf, beneficiando da eliminação da espanhola Garazi Sanchez-Ortun nos quartos de final do Anfaplace Pro Casablanca, em Marrocos.

Estou muito feliz. Sabia que estava na liderança da corrida porque estive quase toda a ‘perna’ europeia na frente mas, com uma pontuação muito perto da Justin Dupont, da Garazi Sánchez e até da Maud Le Carr e da Camilla Kemp. Sabia que estava muito em aberto, havia muitas etapas. Até à última etapa estava acessível para a Garazi vencer. Depois, em Marrocos aconteceu que eu não tive um bom resultado mas os meus resultados anteriores acabaram por me favorecer e acabei por conquistar mesmo o título de campeã europeia”, explicou a bicampeã nacional.

Carol Henrique tornou-se na primeira lusa a conquistar o cetro europeu, reeditando o feito de Justin Mujica, em 2004, e do seu irmão Pedro Henrique, em 2015.

“Não tinha a certeza se eu era a primeira a conseguir o título para Portugal, só depois tive a certeza absoluta. Estou mesmo feliz. Além de ser um objetivo pessoal, é também muito gratificante poder dar este título a Portugal”, frisou a nova campeã europeia.