Um homem armado com uma faca atacou durante a manhã desta sexta-feira um militar, pertencente à Operação Sentinela, na estação de metro de Châtelet-Les Halles, em Paris.

O incidente aconteceu por volta das 6h30 (5h30 em Lisboa) e o atacante, que terá feito uma referência a Alá, foi imediatamente dominado e detido pelo soldado sem causar quaisquer ferimentos, refere o Le Figaro. O suspeito, de 39 anos, não era conhecido das autoridades. A sua casa, em Hauts-de-Seine, foi alvo de uma investigação no final da manhã de sexta-feira.

Em declarações à Europe 1, a ministra das Forças Armadas francesa, Florence Parly, referiu que, por enquanto, desconhecem-se as motivações do ataque. “O homem foi dominado, o que prova o profissionalismo e eficácia dos soldados da Sentinela nesta missão de proteção. Este novo ataque legitima o queremos fazer: tornar este dispositivo ainda mais imprevisível e ainda mais indetetável para potenciais agressores”, acrescentou.

O Presidente da República [Emmanuel Macron] reuniu-se de imediato com especialistas sobre assunto para fazer um ponto de situação. A unidade de contra-terrorismo também está a averiguar os factos”, informou Christophe Castaner, porta-voz do governo.

Este é o sétimo ataque contra militares Operação Sentinela, um mecanismo de reforço de segurança criado depois dos ataques terroristas de janeiro de 2015. O penúltimo incidente aconteceu no passado mês de agosto nos subúrbios de Paris e fez seis feridos. A investigação do ataque desta sexta-feira está agora nas mãos da polícia judiciária.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR