Estamos habituados a ver os cães serem utilizados pela polícia para descobrir droga, pessoas desaparecidas ou até cadáveres. Mas a facilidade que estes animais têm em encontrar coisas usando apenas o olfato está a ser usada para cada vez mais fins. No Reino Unido, dois cães foram treinados para descobrir cartões de memória, pens USB e discos externos escondidos.

Tweed, um springer spaniel de 19 meses, e Rob, um labrador de 20 meses, são os primeiros cães a detetar dispositivos de memória digital – pelo menos, fora dos Estados Unidos.

Os cães têm sido treinados pela polícia de Devon & Cornwall e pela de Dorset mas já participaram em investigações em todo o país. Jim Nye, comandante das aliança de operações entre as duas forças, refere que “estes cães vão dar à polícia uma nova maneira de lutar contra a ameaça do terrorismo, contra os pedófilos e contra os burlões“.

Em 2015, o instrutor de cães Graham Attwood começou a estudar se estes animais podiam ser usados eficazmente desta maneira e trabalhou com outros especialistas no estado do Connecticut, que utilizam cães de deteção digital.

Orgulhoso, Attwood diz que “estes cães já provaram ser um sucesso e foram usados em mais de 50 mandados por todo o Reino Unido”. E acrescenta: “Já vimos resultados fantásticos destes dois cães. Num mandado, o Tweed indicou algo que parecia uma lata de Coca-Cola. Quando o agente foi verificar, era um mealheiro com vários cartões SD escondidos lá dentro. E o Rob também indicou um pequeno dispositivo escondido numa gaveta que passava perfeitamente ao lado do olho humano”.

Se Tweed e Rob se saírem bem, existe a grande possibilidade de mais cães serem treinados para este fim. Os cães vivem nas casas de dois agentes da polícia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR