Depois do XC90 e do XC60, eis que a Volvo se prepara para dar a conhecer o mais recente membro da sua cada vez mais abrangente família SUV, já no próximo dia 21 de Setembro. Data anunciada e, inclusivamente, acompanhada de um teaser, que já pouco deixava por desvendar do crossover compacto que, a Portugal, só chegará já em 2018.

Sucede que o filme de promoção, publicado inicialmente pela própria marca sueca na sua página internacional do Facebook, era demasiado revelador. Tanto que a Volvo o retirou posteriormente.

Gaffe ou distracção? Ficamos sem perceber, mas ficaram também os screenshots desse mesmo teaser, que dava a conhecer o novo XC40 naquela que será uma versão mais desportiva, a R-Design. Confirmando que o modelo de produção não será, afinal, muito diferente do concept 40.1, com a unidade em que se baseava o filme a ostentar até a mesma pintura bicolor do protótipo.

Diferenças, praticamente, apenas nos puxadores das portas, bem mais convencionais no modelo de produção, que assim perde a solução integrada à frente, e disfarçada na própria porta, atrás. O mesmo acontecendo com os retrovisores, que substituem as câmaras utilizadas no concept.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no interior, destaque para as saídas de ar centrais, mais parecidas com as da família S90/V90, do que propriamente com as utilizadas nos “irmãos” XC60 e XC90, assim como para o ecrã digital e táctil que preenche grande parte da consola central, a estação de carregamento wireless, além das muitas aplicações em plástico brilhante. Que, tal como já acontece nos SUV maiores, contribui para uma maior sensação de luxo – ainda que sendo um imã para as impressões digitais.

O Volvo XC40 é o primeiro modelo do fabricante nórdico construído com base na nova plataforma CMA (Compact Modular Architecture), a qual promete marcar a diferença, garante a marca, em termos de espaço, funcionalidade e personalização, assim como a nível da segurança e do infoentretenimento. De que forma, é algo que só lá mais para a frente se saberá.

Produzido na fábrica de Gent, na Bélgica, o Volvo XC40 será apresentado num evento criado especialmente para o efeito, que terá lugar no estúdio da Volvo, em Milão.

Em Portugal, o novo XC40 será dado a conhecer, pela primeira vez, a 31 de Outubro, com o lançamento no mercado a acontecer apenas em 2018.