Até aqui funcionando, como em qualquer outro sistema de navegação, com a tradicional inserção da morada ou, caso não exista, da latitude e longitude, a Mercedes-Benz terá encontrado uma nova forma de os seus sistemas de navegação levarem os condutores até ao seu destino. Mais concretamente, através de uma combinação de apenas três palavras que, garantem os seus criadores, ajuda a encontrar um endereço. Por mais difícil de memorizar ou escrever que ele seja.

O novo sistema, concebido pela empresa What3words, consiste basicamente em dividir o mundo em quadrados de 3 por 3 metros, sendo dada a cada um uma combinação de três palavras. Permitindo assim que, por exemplo, ao invés de introduzir a morada exacta da fábrica da Mercedes em Sindelfingen, na Alemanha, porque não sabe ou não se lembra, o utilizador possa escrever apenas palavras como “indústria.sistema.hábito”. Estranho? Também nos parece…

No entanto, apesar do risco de incongruências, os criadores deste novo sistema garantem que, desta forma, torna-se mais fácil para o utilizador encontrar localizações sem morada definida. Além de, ao contrário da latitude e longitude, identificadas por um conjunto de números complicados, tornar-se também mais simples partilhar com outras pessoas.

“Com esta nova solução, o utilizador vai poder inserir o seu destino [no sistema de navegação] ditando não mais que três palavras, após o qual será guiado com uma precisão que não ultrapassa os 9 m2. Seja em que parte do mundo for”, garante o vice-presidente para os Veículos Digitais e Mobilidade na Daimler, Sajjad Khan.

A Mercedes pensa apresentar um novo veículo com este sistema de navegação com orientação através de três palavras dentro dos próximos seis meses. Até lá, a marca exibe a nova tecnologia no Salão de Frankfurt.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR