Há coisas banais que fazemos no nosso dia a dia que, sem nos apercebermos, são pequenas bombas relógio prontas a explodir. Não nos vão matar, é certo, mas se podemos tratar melhor da nossa saúde e bem-estar apenas com a alteração de pequenos gestos diários, porque não? Muitas das coisas que nos fazem mal ou nos deixam doentes são causadas por nós próprios, como as garrafas de água de plástico que levamos na mala, a forma como transportamos a nossa comida fora de casa ou as coisas que compramos enquanto estamos na fila no supermercado.

Reunimos oito pequenas mudanças que pode adotar já e que vão proteger o seu corpo e melhorar a sua saúde.

Use óculos de sol o ano inteiro

Não só por questões de moda mas, acima de tudo, de saúde. Quanto maior a exposição ao longo da vida aos raios UV, maiores os riscos de danos irreversíveis na retina que, à medida que envelhecemos, podem causar problemas oculares. Use óculos de sol sempre que passar tempo ao sol ou enquanto conduz, mesmo nos meses de inverno ou quando está nublado. É também importante comprar modelos que têm lentes com proteção UV.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dê uma mudança de visual ao seu frigorífico

Grande parte da vontade de comer é psicológica e está relacionada com aquilo que nos chama imediatamente à vista quando nos apetece trincar qualquer coisa. Coloque as frutas, os vegetais, os iogurtes, o queijo e outros alimentos saudáveis nas prateleiras ao nível dos olhos. Sempre que abrir a porta, essas serão as opções que vão chamar a sua atenção. Se é daquelas pessoas que guarda os recipientes da comida que encomenda para guardar outros alimentos, isso também vai criar um incentivo inconsciente para que tenha vontade de encomendar mais comida de fora. Deve usar sempre caixas de vidro e transparentes.

Não reutilize garrafas de plástico

Porque nem faz ideia do que está a fazer à sua saúde. Estudos recentes descobriram que as garrafas de água de plástico alojam bactérias tão perigosas como a E. Coli (sim, bactérias do intestino). Os especialistas afirmam que beber água de uma garrafa de plástico (como as que normalmente se utilizam nos ginásios) ou reutilizar uma normal de supermercado é pior do que lamber, por exemplo, o brinquedo do seu cão. O ideal será usar sempre garrafas de vidro — a marca portuguesa Eau já vende alguns formatos próprios para o efeito. Pode levar na mala ou ter na mesa do escritório (custam 25€ e pode comprar no Facebook da marca ou na loja em Lisboa).

A marca portuguesa Eau vende alguns formatos de garrafas em vidro que pode reutilizar (fotografia cedida pela marca)

Dê uso aos 15 minutos da sua hora de almoço

Ao invés de ficar sentada a conversar no café com os colegas, use os últimos 15 minutos da sua hora de almoço para caminhar — principalmente se trabalha à secretária. Uma caminhada enquanto ouve música ou até um passeio pelas lojas mais próximas é o suficiente para fazer diferenças no seu corpo. Vai também sentir-se mais energético durante a parte da tarde e dormir melhor à noite.

Compre mais online

E esta é uma dica para as pessoas que, enquanto fazem as compras da semana, não conseguem resistir aos descontos e aos impulsos que estão constantemente à nossa frente. Slogans comocompre uma caixa de bolachas e leve duas” (e quem diz bolachas diz batatas fritas, refrigerantes ou pastéis de nata) ou a exposição dos doces ao lado das filas para pagar é exatamente uma estratégia dos hipermercados que incentiva às compras por impulso. Se fizer as compras semanais online, vai ser mais fácil resistir às tentações que existem em cada corredor e vai adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Beba um copo de água mal acordar

E, acredite, vai notar os efeitos. O site Business Insider diz que este é um dos simples gestos matinais de 30 segundos que as pessoas de sucesso têm. Porquê? Porque vai repor os níveis de hidratação que o corpo perdeu durante o sono, aumentar os níveis de energia, de produtividade e acelerar o metabolismo.

Use caixas para todos os alimentos que leva para fora de casa

Esqueça a ideia de atirar a fruta para dentro da mala ou embrulhar as sandes em guardanapos. Todos os alimentos que leva para fora de casa devem ir bem acondicionados e protegidos dentro de caixas. E separados para não haver contaminação. Caso não queira levar as frutas já partidas, use embalagens de plástico próprias para transportar fruta — vai evitar que fique amassada, mole e, no pior dos cenários, contaminada. Pode utilizar as embalagens que têm a própria forma da fruta (banana, maçã, uvas, etc) e que se vendem nos hipermercados e lojas como a Tiger.

Formas criativas para condicionar os seus lanches fora de casa (imagem do Pinterest)

Desinfete as mãos regularmente ao longo do dia

Não é preciso ser-se demasiado obsessivo com a limpeza para ter este tipo de cuidados. Grande parte das coisas que tocamos têm bactérias, inclusivamente as nossas. Estudos dizem que os telemóveis podem ter até dez vezes mais bactérias que muitos tampos de sanita. Uma vez que passamos o dia agarrados a eles… Lave as mãos regularmente ao longo do dia e, fora de casa, utilize sempre desinfetantes. Pode encontrar versões pequenas (próprias para ter na mala) nas perfumarias, hipermercados e lojas de beleza.

Leia e faça mais jogos

Não só quando está de férias ou tem tempo livre mas, se conseguir, todos os dias. Os especialistas dizem que fazer atividades mentais desafiadoras como ler, fazer palavras cruzadas ou jogar Sudoku pode ter um efeito protetor no cérebro e ajudar a diminuir os riscos de doenças como Alzheimer.