Anunciando para breve uma nova família de motores a gasolina, a que foi dado o nome de Skyactiv-X, eis que a Mazda confirma também, oficialmente, o renascimento do famoso motor rotativo, conhecido como de tecnologia Wankel, desaparecido da oferta do construtor com a edição especial RX-8 Spirit R, em 2011. Desta feita, o regresso far-se-á numa versão actualizada do deslumbrante protótipo RX-Vision de 2015.

Anunciado, pelo vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento da Mazda Europa, Matsuhiro Tanaka, como “a vontade da engenharia e do design de fazerem deste protótipo [RX-Vision] algo real”, o concept que a marca nipónica deverá dar a conhecer no Salão de Tóquio, cujas portas abrem a 25 de Outubro, conta desde já com a garantia que a companhia envidará “todos os esforços, no sentido de fazer desta intenção uma possibilidade”.

Ao invés de apostar numa fórmula como a encontrada para a actual geração MX-5 – em associação com o grupo ítalo-americano Fiat Chrysler Automobiles –, para este novo desafio, a Mazda parece ter decidido caminhar sozinha. Assumindo ela própria, na totalidade, os custos inerentes ao projecto.

Com as comemorações dos 100 anos de existência já no horizonte, mais precisamente em 2020, tudo aponta para que o fabricante de Hiroshima venha, assim, a apresentar um novo modelo equipado com motor rotativo por volta dessa altura. Isto, claro está, desde que os engenheiros consigam resolver, até lá, as dificuldades já assumidas com questões como a das emissões ou da ignição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR