A coreógrafa alemã Sasha Waltz vai apresentar o espetáculo “Kreatur”, no qual explora as questões de isolamento, poder e liberdade, a 04 e 05 de outubro no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Nesta peça de dança, Waltz contou com a colaboração do artista Iris van Herpen nos figurinos, e o grupo Soundwalk Collective, cujo último álbum, “Killer Road”, teve a participação de Patti Smith, indica o CCB numa nota sobre a programação. “Kreatur” tem direção e coreografia de Sasha Waltz, figurinos de Iris van Herpen figurinos, desenho de luz de Urs Schönebaum e cenografia de Sasha Waltz e Thomas Schenk.

A interpretação é de Liza Alpízar Aguilar, Davide Camplani, Clémentine Deluy, Claudia de Serpa Soares, Peggy Grelat-Dupont, Hwanhee Hwang, Annapaola Leso, Nicola Mascia, Thusnelda Mercy, Virgis Puodziunas, Zaratiana Randrianantenaina, Aladino Rivera Blanca, Corey Scott-Gilbert, e Yael Schnell.

Nascida em 1963, em Karlsruhe, na Alemanha, a coreógrafa, bailarina e diretora da companhia de dança Sasha Waltz & Guests retorna às raízes do seu trabalho artístico em “Kreatur”, explorando a realidade social e algumas questões disruptivas como comunidade, isolamento, liberdade, vigilância, poder e ausência de poder.

Com “Körper”, obra anterior, e um dos seus primeiros sucessos, Sasha Waltz “marcou um campo de trabalho radical e inovador, reduzindo a linguagem cénica a uma violenta exposição dos corpos e à sua manipulação”, recorda o mesmo texto.

Nessa obra pesquisou também novos territórios, através dos quais são muito marcadas a relação com o espaço, a sexualidade e a violência social, e em que o corpo surge como instância política e dispositivo narrativo das morais opressivas.

O seu envolvimento com a ópera e com a música levou-a a trabalhar alguns dos grandes mitos fundadores da cultura ocidental, como Orfeu, Dido e Eneias ou Romeu e Julieta, tendo esta última peça sido transmitida para mais de duzentos teatros em todo o mundo.

Em janeiro deste ano, Sasha Waltz & Guests inaugurou com o espetáculo “Figura Humana”, uma instalação coreográfica, a Elbphilarmonie de Hamburgo, na Alemanha.