Depois do anúncio da transição (progressiva) para o eléctrico, com a apresentação daquela que será a primeira família de modelos 100% eléctrica do construtor – conhecida para já apenas através dos protótipos I.D. –, eis que a Volkswagen anuncia igualmente uma futura gama de veículos 100% autónomos, cujo primeiro passo remete para o concept Sedric, em exposição no Salão automóvel de Frankfurt.

A revelação foi feita pelo próprio CEO da marca alemã. Em declarações aos jornalistas, no certame germânico, Matthias Müller adiantou que o protótipo, dado a conhecer, pela primeira vez, em Genebra, é só uma amostra do que será a futura família de carros autónomos da Volkswagen. Da qual farão parte, segundo o mesmo responsável, não apenas modelos vocacionados para uma utilização em cidade, mas também propostas mais direccionadas para viagens longas. E até comerciais de menores e maiores dimensões. Sendo que, neste momento, o departamento de Pesquisa e Desenvolvimento está, inclusivamente, a preparar um protótipo de desportivo 100% autónomo.

Segundo Müller, todos estes veículos contarão com o nível máximo da tecnologia de condução autónoma, ou seja, nível 5. O que significa, basicamente, que se tratarão de veículos sem pedais ou volante.

Entretanto, a companhia alemã tem já previsto iniciar os testes com veículos totalmente autónomos num futuro próximo, com o CEO a revelar que, numa primeira fase, as experiências passarão por utilizar os protótipos para transportar os empregados, dentro do perímetro da fábrica, em Wolfsburgo.

Por volta de 2021, serão então constituídas frotas destes veículos, para utilização em algumas cidades (duas a cinco, é a previsão do fabricante) espalhadas pelo mundo. Sendo que o mais provável é que os veículos venham a ser disponibilizados através das empresas de mobilidade Moia e Gett, ambas participadas da Volkswagen.

Recorde-se que o Sedric, cujo nome é uma abreviação de Self-Driving Car (“carro que se conduz sozinho”), não foi o único concept deste tipo que o Grupo Volkswagen levou a Frankfurt. Também a Audi tem exposto no salão alemão o Aicon, um protótipo de veículo autónomo de nível 5, ou seja, sem volante ou pedais. Ainda que, no caso da proposta da marca de Ingolstadt, com um visual bem mais dinâmico e desportivo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR