A plataforma online Airbnb, que permite o arrendamento de casas ou quartos por curtos períodos de tempo, anunciou esta quarta-feira que, entre junho e agosto, registaram-se 1.113.000 reservas de alojamento em Portugal, mais 59% do que em 2016.

Em comunicado, a empresa indica que “este volume de viajantes representa um crescimento de 59%, face a igual período do ano transato, situando Portugal como o sexto destino que mais visitantes recebeu pela Airbnb da Europa, neste período”.

Destas, mais de 218 mil pessoas viajaram em família, colocando Portugal como o oitavo país europeu que, na Airbnb, acolhe mais hóspedes nestes moldes.

Relativamente ao número de portugueses que utiliza a plataforma para reservar alojamento, cresceu 73% para 173 mil, depois de se terem verificado 100 mil registos no verão do ano passado. Do total, 39 mil viajaram em família.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os destinos nacionais escolhidos pelos hóspedes portugueses que mais cresceram face ao ano passado foram Santarém (acréscimo de 609%), Póvoa de Varzim (316%), Vila do Conde (220%) e Esposende (198%).

No que toca aos arquipélagos, destacaram-se as localidades da Madalena (subida de 199%) e de Angra do Heroísmo (182%), nos Açores. Fora de Portugal, o destino com maior crescimento foi Glasgow, na Escócia, para o qual a procura aumentou 224% face ao verão de 2016.

“A Airbnb, este verão, recebeu 45 milhões de hóspedes, sendo que oito milhões foram viajantes em família. A melhor noite, no que diz respeito ao número de reservas na plataforma, foi a 12 de agosto com 2,6 milhões de hóspedes”, conclui a empresa.