O Índice de Preços da Habitação (IPHab) aumentou 8,0% homólogos no segundo trimestre deste ano e subiu 3,2% face ao primeiro trimestre, segundo dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com o INE, este incremento homólogo “é justificado pela aceleração dos preços dos alojamentos novos os quais aumentaram 5,4%, 1,2 pontos percentuais (p.p.) mais do que no trimestre precedente, atingindo o valor mais elevado desde o terceiro trimestre de 2014”.

Este foi o segundo período consecutivo em que se verificou uma aceleração dos preços dos alojamentos novos, o que contrasta com a evolução observada para os alojamentos existentes, cuja taxa de variação homóloga passou de 9,2% no primeiro trimestre de 2017 para 8,9%”, nota o instituto.

Conforme salienta, esta foi a “primeira vez desde o último trimestre de 2015” em que se registou uma diminuição no ritmo de crescimento dos preços dos alojamentos existentes.

Em relação ao trimestre anterior, o IPHab aumentou 3,2% (2,1% no primeiro trimestre de 2017), o que fez deste período “o segundo trimestre consecutivo em que se observou uma aceleração dos preços, tendo a mesma sido mais expressiva no caso dos alojamentos novos (3,3% face a 0,8% no primeiro trimestre de 2017) do que nos alojamentos existentes (3,2% no segundo trimestre e 2,5% no primeiro trimestre de 2017)”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entre abril e junho de 2017, a taxa de variação média anual do IPHab atingiu 7,8%, fixando-se como o novo valor máximo da série disponível, tendo a taxa de variação média anual dos alojamentos existentes e novos sido de 9,1% e 4,2%, respetivamente.

No segundo trimestre de 2017 transacionaram-se 36.886 alojamentos, o que correspondeu a um aumento homólogo de 16,1% e a uma subida de 4,9% face ao trimestre anterior.

Para o mesmo período, o valor das vendas aumentou 23,3% em termos homólogos e 6,3% por comparação com o trimestre anterior, para cerca de 4,6 mil milhões de euros, dos quais perto de 3,7 mil milhões de euros referentes a transações de alojamentos existentes.