Será uma espécie de Liga dos Campeões… para seleções. Confuso? A UEFA aprovou esta quarta-feira a criação da Nations League, prova que arrancará em setembro do próximo ano, não sendo ainda conhecido o país anfitrião da fase final — só em dezembro do próximo ano se saberá.

Mas como é que funcionará a Nations League? Desde logo, participarão todas as 55 federações inscritas na UEFA. Estas vão estar dispostas em quatro ligas: A, B, C e D. Consoante o lugar que ocuparem no ranking da UEFA em outubro, as 12 melhores seleções (Portugal estará garantidamente num destes 12 primeiros lugares) ocuparão a Liga A, as 12 seguintes a Liga B, as 15 seguintes a C e as restantes 16 a Liga D.

As Ligas A e B serão em seguida divididas em quatro grupos de três seleções — que vão jogar todas entre si, em casa e fora, entre setembro e novembro de 2018. Os vencedores de cada grupo classificam-se para a fase final da Nations League, a disputar em junho de 2019. O sorteio da Nations League está marcado para 24 de janeiro.

Mais um pormenor: os vencedores dos grupos das Ligas B, C e D subirão à liga imediatamente acima, enquanto o último classificado de cada grupo das Ligas A, B e C serão despromovidos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR