A economia da zona euro recuperou em setembro o impulso que perdeu no início do terceiro trimestre, ao registar um máximo desde maio, de 56,7 pontos, contra 55,7 pontos em agosto, segundo o índice PMI Markit divulgado esta sexta-feira.

O índice relativo à atividade no setor dos serviços aumentou dos 54,7 pontos observados em agosto para 55,6 pontos em setembro, o que coloca este indicador no máximo desde o mês de maio, “um dos crescimentos mais sólidos desde os últimos seis anos”, refere o instituto em comunicado.

O setor manufatureiro, por sua vez, contou com uma forte ajuda das exportações, salientou.

Assim, em setembro, o número de encomendas pendentes tocou o máximo desde fevereiro de 2011, o que, segundo o instituto Markit, levou a que as empresas procurassem satisfazer a procura e se tenha produzido o segundo maior aumento do emprego na zona euro na última década.

Os bons indicadores económicos também influenciaram o maior otimismo face ao futuro, o qual se situou em setembro no nível mais alto desde junho, acompanhado assim os níveis de confiança empresarial.

A inflação, por seu turno, ganhou algum impulso em setembro, o que acontece pelo segundo mês consecutivo, sendo que a sua taxa está no nível mais alto desde abril deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR