O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) revela que a reunião de quinta-feira entre as estruturas sindicais acabou sem acordo, mas manifestou abertura para continuar a debater com vista a um entendimento sobre o futuro da carreira destes profissionais.

Numa mensagem divulgada no seu Facebook, a dirigente sindical Guadalupe Simões, afirma que o SEP se recusa a assinar um memorando de entendimento sem antes discutir a matéria com os profissionais, mas mantém a intenção de reunir-se com os outros sindicatos “no sentido da convergência relativamente à discussão da futura carreira”.

A CNESE (federação de sindicatos que inclui o SEP), “como sempre, não apresenta nenhuma proposta de carreira sem a discutir com os enfermeiros. A carreira negociada em 2009 esteve em discussão pública durante dois anos (2003 e 2004) com dezenas de reuniões, em todas as instituições e em todo o país. E não assina documentos sem que os órgãos próprios sejam auscultados e sobre eles decidam”, refere Guadalupe Simões.

Diz ainda que a CNESE “afirmou também a sua disponibilidade para continuar a articular e convergir com a Ordem sobre as temáticas que são da sua esfera de competências”.

A agência Lusa tentou contactar o Sindicato dos Enfermeiros e a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, mas não foi possível até ao momento obter qualquer posição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR